XXI ALAM
Resumo:342-3


Poster (Painel)
342-3Monitoramento da microbiota e formação de biofilme em torres de resfriamento da Refinaria Gabriel Passos (REGAP) em Betim-MG
Autores:Gabriela de Melo Franco (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vitor Sousa Domingues (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vera Lúcia dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

A formação de biofilmes em superfícies metálicas tem início imediatamente após a imersão do metal em ambiente aquoso e a camada protetora do biofilme pode resultar em corrosão e deterioração do substrato. As condições das torres de resfriamento são bem susceptíveis ao crescimento microbiano e consequente formação de biofilme. Por isso, a avaliação de biofilmes formados em superfícies metálicas é essencial para o entendimento do processo de deterioração do material metálico e fundamental para o desenvolvimento de alternativas que minimizem ou debelem esse problema. Lâminas de vidro e cupons metálicos foram colocados em torre de resfriamento na Refinaria Gabriel Passos em Betim-MG e retirados após diferentes intervalos de tempo (3, 5, 7, 10, 12 e 14 dias) para quantificação de biomassa microbiana aderida pelos métodos de NMP/mL e UFC/mL (bactérias heterotróficas totais, nitrificantes, ferrobactérias e Pseudomonas), biomassa seca e o índice de aderência de biofilme. Os corpos de prova foram submetidos a banho de ultrassom (3 ciclos de 2 minutos a 40Khz) e as suspensões obtidas diluídas serialmente e inoculadas por espalhamento em superfície nos meios específicos de cada grupo, seguindo métodos padrões descrito no APHA. Foi observado que os cupons metálicos aderem mais bactérias heterotróficas totais (1,89x103UFC/cm2), Pseudomonas (1,49x103UFC/cm2) e fungos (80UFC/cm2) que lâminas de vidro (0,46x103, 0,21x103 e 36,2UFC/cm2 respectivamente). Ferrobactérias foram quantificadas pela técnica do número mais provável, sendo de 17,57NMP/cm2 em lâmina de vidro e 2,13NMP/cm2 em cupom metálico. Não houve crescimento de bactérias nitrificantes. A biomassa seca foi calculada através do peso seco dos corpos de prova, após secagem em estufa a 110oC por 120 minutos, sendo de 0,3444g/m2 em cupom metálico e 0,0904g/m2 em lâmina de vidro no tempo 7 dias. O índice de aderência de biofilme foi obtido via coloração com safranina, lavagem com metanol:acetona 4:1 e leitura em espectrofotômetro em comprimento de onda de 531nm, confirmando maior aderência de biofilme em cupom metálico (OD de 0,1998) que em lâminas de vidro (0,0474). Com base nos resultados é possível concluir que há correlação entre índice de aderência de biofilme, UFC/mL e densidade óptica, os quais constituem parâmetros adequados ao monitoramento de biofilme em torres de resfriamento.


Palavras-chave:  Biofilme, Torre de resfriamento, Corrosão