XXI ALAM
Resumo:342-2


Poster (Painel)
342-2ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE COMPOSTOS ATIVOS DE SUPERFÍCIE E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE EMULSIFICANTE, DE-EMULSIFICANTE, HEMOLÍTICA E DA FORMAÇÃO DE HALOS EM MEIOS PARA DETECÇÃO DESSAS MOLÉCULAS
Autores:Patrícia Moraes (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Mariana Pereira dos Santos Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ana Luíza Lemos Queiroz (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vitor Sousa Domingues (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vera Lúcia dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Os compostos ativos de superfície (CAS) ou biossurfactantes microbianos apresentam altas atividades surfactantes e emulsificantes e são mais vantajosos do ponto de vista ambiental por serem mais biodegradáveis e menos tóxicos que os CAS sintéticos. Esses compostos têm grande aplicabilidade industrial, principalmente na indústria petrolífera por manterem a atividade surfactante em altas temperaturas, também reduzem a viscosidade do petróleo facilitando sua remoção. A atividade de-emulsificante dos CAS tem aplicação no tratamento de efluentes por separar as fases oleosa-aquosa constituintes. O objetivo desse estudo foi isolar bactérias produtoras de CAS a partir de um sistema de biopilhas de tratamento de resíduos oleosos por meio da seleção por enriquecimento em meios adicionados de óleo diesel (OD), hexadecano (H) e óleo DAIDO-DAIROLL PA-5ª (OL), e a seleção de superfícies hidrofóbicas. As culturas foram plaqueadas em meio Luria-Bertani e os morfotipos foram separados e descritos. Ao todo, 74 isolados foram obtidos utilizando duas técnicas de seleção, o enriquecimento e a flotação. Estes isolados foram testados quanto à capacidade de crescer em meio mineral contendo OD, ou H ou glicose (G). O OD promoveu as maiores médias de crescimento, seguidos de G e H. Os isolados foram submetidos aos testes de detecção de CAS: hemólise (39 resultados positivos), índice de emulsificação (6 resultados positivos) e atividade surfactante (25 resultados positivos). A hemólise foi total em todos os casos analisados. O índice de emulsificação variou de 24 a 70,4%, e a atividade surfactante de 0 cm a 81 cm, determinada pelo diâmetro da gota de sobrenadante em placas de poliestireno. Treze isolados foram identificados em um ensaio de sequenciamento da região 16S do rDNA. Os gêneros observados foram Bacillus sp., Stenotrophomonas sp., Paracoccus sp., Pseudomonas sp., Nocardioides sp., Citrobacter sp., e Staphylococcus sp. Os isolados que apresentaram hemólise em ágar sangue, foram cultivados em meios contendo OD ou G, e submetidos a testes de quebra de emulsão modelo (Span 80-querosene). Dentre os 13 isolados testados, a de-emulsificação foi positiva em todos, variando de 0 a 89%. Estes isolados foram caracterizados quanto a hidrofobicidade celular pela técnica de adesão microbiana a hidrocarbonetos que variou de 0 a 31,7%.


Palavras-chave:  composto ativo de superfície, surfactante, emulsificante, de-emulsificação, atividade hemolítica