XXI ALAM
Resumo:305-1


Poster (Painel)
305-1PESQUISA DE BACILOS GRAM-NEGATIVOS NÃO FERMENTADORES ISOLADOS DO CORPO DE TORNEIRAS DE UM HOSPITAL PRIVADO DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA, RJ
Autores:Carlos Alberto Sanches Pereira (UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase / AEDB - Associação Educacional Dom Bosco) ; Alexandre Oliveira da Silva (UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase) ; Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes (AEDB - Associação Educacional Dom Bosco) ; Moysés Estevão de Souza Freitas Cantilho (UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase) ; Priscila Filgueiras Duarte (FHA - Fundação Helena Antiposse)

Resumo

Os bacilos gram-negativos não fermentadores (BGNNF) são micro-organismos frequentemente envolvidos em casos de infecções nosocomiais devido a sua ampla distribuição ambiental e sua capacidade de se manter viável nestes ambientes, em particular a água e em seus sistemas de distribuição. Devido à persistência destes micro-organismos em superfícies inanimadas, o estudo de material coletado do interior de torneiras do ambiente hospitalar vem a ser de interesse para aumentar a segurança do paciente hospitalizado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de bacilos gram-negativos não fermentadores no “corpo” de torneiras de um hospital privado do município de Volta Redonda, RJ. Um total de 53 amostras foram coletadas do “corpo” de torneiras das unidades: UTI, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Pronto Socorro, introduzindo swab estéril em movimentos giratórios. As amostras foram esgotadas em placa de Petri contendo ágar MacConkey e ágar BHI (Himedia®) acrescido de 5% sangue de carneiro e incubados em estufa bacteriológica em temperatura de 35±2°C por até 48 horas. Os micro-organismos isolados foram submetidos à coloração de Gram e aos testes da catalase, oxidase e coagulase e identificados através dos sistemas Painel NF III e Painel para Enterobactérias (Probac®) e pelo Sistema API®Staph (bioMérieux®). Os percentuais de culturas positivas e negativas foram de 60% (32) e 40% (21), respectivamente, com 38 micro-organismos isolados. Os resultados mostram que os BGNNF correspondem a 70% dos isolados, seguidos pelas enterobactérias (19%) e cocos gram-positivos (11%). Os micro-organismos mais prevalentemente isolados foram Chryseomonas luteola 24% (9) como representante dos BGNNF, Raoultela ornithinolytica 5% (2) para enterobactérias e Staphylococcus epidermidis 8% (3) para cocos gram-positivos. Os sistemas de distribuição de água do ambiente hospitalar, especialmente o “corpo” das torneiras, necessitam de vigilância microbiológica pois podem tornar-se veículos de propagação e disseminação de micro-organismos patogênicos.


Palavras-chave:  Torneiras, Infecções nosocomiais, Enterobactérias, Bacilos Gram Negativos