XXI ALAM
Resumo:293-3


Poster (Painel)
293-3ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS SOBRE A PRODUÇÃO DE XILANASES POR Aspergillus niger, UTILIZANDO CASCA DE ABACAXI COMO SUBSTRATO
Autores:Mariana Fantinel (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Diana Fortkamp (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Adriana Knob (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

O xilano, depois da celulose, é o polissacarídeo mais abundante na madeira e nos resíduos agrícolas e agroindustriais. Fungos, especialmente de solo e de madeira, são os microrganismos predominantes na produção de xilanases. Eles são particularmente interessantes do ponto de vista industrial, pelo fato de secretarem suas enzimas diretamente no meio em que se encontram, não necessitando de ruptura celular para que ocorra sua liberação. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de fatores químicos e físicos sobre a produção de xilanases por uma linhagem de Aspergillus niger isolada da Caatinga. Para tal, a influência de diferentes resíduos agroindustriais sobre a indução da produção de xilanases, a cinética de produção em condição estacionária, o pH e a temperatura de cultivo foram analisados. O respectivo fungo foi cultivado em meio líquido de Vogel. Após os períodos de incubação e condições especificadas para cada experimento, as culturas foram filtradas a vácuo, sendo o filtrado obtido utilizado como fonte de enzimas e proteínas extracelulares. O micélio obtido após a filtração foi congelado, sendo posteriormente triturado com areia tratada e tampão. Após centrifugação, o sobrenadante foi utilizado como fonte de proteínas intracelulares. A determinação de proteínas foi realizada pelo método de Bradford modificado. A determinação da atividade xilanásica foi realizada por meio da quantificação de açúcares redutores liberados, utilizando-se o reagente ácido 3,5-dinitrosalicílico. Os resultados demonstraram que a linhagem avaliada cresceu e produziu a enzima de interesse em condições consideráveis. Maiores níveis de atividade xilanásica foram produzidos quando A. niger foi cultivado em presença de casca de abacaxi como substrato (5,07 U/mL e 17,48 U/mg proteína), no sétimo dia de crescimento (4,47 U/mL e 5,88 U/mg proteína), em pH 6,0 (5,35 U/mL e 21,92 U;) e a 30°C (5,21 U/mL e 12,86 U/mg proteína). A partir dos resultados obtidos, percebe-se o grande potencial desta linhagem fúngica como produtora de xilanases, utilizando-se a casca de abacaxi como substrato. O emprego deste resíduo no processo de produção desta enzima além de reduzir seus custos de produção poderá diminuir, substancialmente, a deposição deste resíduo na natureza.


Palavras-chave:  Aspergillus niger, resíduos agroindustriais, xilanases