XXI ALAM
Resumo:292-1


Poster (Painel)
292-1Produção de lacase por Pleurotus ostreatus em sistema de fermentação submersa usando semente de uva como fonte de carbono
Autores:Marina Santos Medeiro Batista (UNISANTOS - Universidade Católica de Santos / IPECI - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas) ; Kátia Maria Gomes Machado (UNISANTOS - Universidade Católica de Santos / IPECI - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas)

Resumo

O mecanismo de degradação de compostos recalcitrantes por fungos basidiomicetos envolve o sistema enzimático ligninolítico, constituído por diversas enzimas, como peroxidases e lacases. A produção de lacases usando resíduos agroindustriais tem sido muito estudada pela possibilidade de reduzir o custo do processo e fornecer um destino mais nobre à biomassa, que geralmente é descartada gerando impacto ambiental. O presente estudo avaliou a produção do sistema ligninolítico por P. ostreatus em sistema de fermentação submersa usando semente de uva como única fonte de carbono. Foram empregados frascos de 250ml com 50ml de meio líquido constituído apenas de tartarato de amônio (0,45gL-1), MgSO4 (0,05gL-1), MnSO4 (0,016gL-1) e semente de uva triturada (0,1%). Três discos do crescimento do fungo em ágar batata foram usados como inóculo. A incubação foi estacionária, a temperatura ambiente, no escuro. Cobre (0,012 gL-1) foi adicionado no 2° dia de crescimento. Foram determinadas as atividades enzimáticas de lacase (ABTS, 420nm) e de oxidação do corante antraquinônico azul brilhante de Remazol (RBBRox), como estratégia para visualizar a ação do sistema ligninolítico na degradação de xenobióticos. A cinética de produção enzimática mostrou valores crescentes com o tempo de cultivo, com atividades enzimáticas no 10° dia de 62 UL-1 e 72 UmL-1 para lacase e RBBRox, respectivamente. Agitação (200rpm) inibiu totalmente a produção enzimática. Aumento da concentração de semente (0,2; 0,5; 1,0; 2,0, w/v) estimulou a produção de lacase de 5 vezes (2%, w/v) e o sistema ligninolítico envolvido na degradação do corante RBBR de 1,3 (0,5%, w/v), em relação ao controle (0,1%). Substituição da fonte de nitrogênio por extrato de levedura comercial (0,1; 0,2; 0,5; 1,0, w/v) estimulou a produção de lacase de 7 vezes (2%) e o sistema ligninolítico de 30, em relação ao controle (tartarato de amônio, 0,45gL-1). Os resultados evidenciam que a semente de uva tem potencial para ser empregada como única fonte de carbono para produção do sistema ligninolítico de P. ostreatus, em processo submerso. Indução do sistema ligninolítico de basidiomicetos por resíduos do processamento da uva parece ser causada pela expressiva quantidade de compostos fenólicos, uma vez que estes são conhecidos indutores do sistema ligninolítico e também estão envolvidos na estabilidade das enzimas ligninolíticas.


Palavras-chave:  basidiomicetos, fermentação submersa, lacase