XXI ALAM
Resumo:291-2


Poster (Painel)
291-2Distribuição e variabilidade genética de três componentes vacinais em uma coleção de linhagens epidemiologicamente relevantes de Neisseria meningitidis sorogrupos B e C isoladas na região NE de 2006 a 2009.
Autores:Arianna Lanxin Alves (UEZO - Centro Universitário da Zona Oeste / FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Aline Rodrigues de Mesquita Lorete (UEZO - Centro Universitário da Zona Oeste) ; Claudia Ferreira de Andrade (FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Ivano Raffaele Victorio de Filippis Capasso (FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz)

Resumo

A meningite meningocócica, doença causada pela Neisseria meningitidis (meningococo), é de grande agressividade ao organismo e de alta incidência, levando a milhares de óbitos por ano em diversas regiões do mundo. Embora a bactéria em questão não apresente alta resistência a antibióticos e existam vacinas contra 4 dos 5 sorogrupos principais (A, B, C, Y e W135), ainda não foi desenvolvida uma vacina eficaz contra o sorogrupo B. Tal motivo dá-se pela falta de imunogenicidade do polissacarídeo B e pela sua capacidade autoimune. Os sorogrupos B e C são os de maior incidência no Brasil. Uma das propostas para diminuir a incidência desses dois sorogrupos é o desenvolvimento de vacinas a partir de proteínas da membra externa, afim de superar a falta de imunogenicidade do polissacarídeo B. Porém, os resultados não foram satisfatórios, devido a grande adaptação ao sistema imune e portanto grande diversidade genética. A escolha de proteínas da membrana externa que apresentem menor variabilidade genética, é importante para o desenho dessa vacina. Nosso objetivo portanto, é avaliar a prevalência e variabilidade genética de três genes que codificam proteínas da membrana externa (nadA, fHbp e NHBA), recentemente identificadas por métodos computacionais chamados de “Reverse Vaccinology”. Para a realização do projeto, serão analisadas 100 cepas dos sorogrupos B e C isoladas nos estados do RJ, BA, e PE de 2000 a 2010. A determinação das variantes dos genes nadA, fHbp e NHBA, será realizada por sequenciamento do DNA genômico e submissão das sequências no site Neisseria.org (http://neisseria.org/nm/typing) para determinação das variantes antigênicas. Caso seja encontrada uma nova variante que não apresente correspondência de 100% com as variantes já descritas, esta será depositada no banco de dados. Até o momento foram amplificados os genes porA (para determinação do subtipo), fHbp e NHBA de 55 meningococos. Os fragmentos amplificados serão purificados e submetidos à reação de sequenciamento para análise de sua diversidade genética.


Palavras-chave:  Meningite, Meningococo, Neisseria meningitidis, Sorogrupo B, Sorogrupo C