XXI ALAM
Resumo:269-3


Poster (Painel)
269-3SELEÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS E DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA A PRODUÇÃO DE ENZIMAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO
Autores:Erivelton Stroparo (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Susan Michelz Beitel (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Adriana Kno (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; Juliano Tadeu Vilela de Resede (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Resumo

Dentre um grande número de microrganismos não patogênicos capazes de produzir enzimas úteis, os fungos filamentosos se destacam devido à sua facilidade de cultivo, por secretarem suas enzimas diretamente no meio em que se encontram, não necessitando de ruptura celular para sua liberação. Adicionalmente, apresentam elevados níveis de produção enzimática, com grande potencial para diversas aplicações industriais. O objetivo deste trabalho foi selecionar fungos filamentosos produtores de enzimas hidrolíticas, bem como estabelecer os resíduos agroindustriais capazes de induzir maiores níveis de produção. Os fungos foram cultivados em meio líquido de Vogel, pH 6,5, a 28°C, suplementados com 1% dos substratos indutores, por 5 dias, para a determinação da atividade amilásica, e por 10 dias, para a determinação das atividades poligalacturonásica e endoglucanásica. As atividades enzimáticas foram quantificadas incubando-se os filtrados de cultura com seus respectivos substratos. Posteriormente, a determinação de açúcares redutores foi realizada utilizando-se o reagente ácido 3,5-dinitrosalicílico. A determinação de proteínas foi realizada segundo o método de Bradford modificado. Dentre as linhagens fúngicas avaliadas, Penicillium miczynskii produziu os índices mais elevados de atividade endoglucanásica (0,13 ± 0,03 U/mL), sendo está última favorecida na presença de casca de abacaxi (0,18 ± 0,02 U/mL). Em relação à amilase, Aspergillus niger J26 foi selecionada como a melhor linhagem produtora (6,10 ± 0,30 U/mL), sendo o farelo de trigo estabelecido como o melhor substrato indutor de sua produção (7,32 ± 0,14 U/mL). Penicillium verruculosum exibiu os maiores níveis de atividade poligalacturonásica (8,65 ± 0,12 U/mL), especialmente quando cultivado em presença de casca de laranja (10,32 ± 0,10 U/mL). O emprego destes resíduos no processo de produção destas enzimas poderá não apenas reduzir seus custos de produção, como também diminuir, substancialmente, o impacto ambiental causado pela deposição destes resíduos no ambiente.


Palavras-chave:  Fungos filamentosos, Hidrolases, Resíduos agroindustriais