XXI ALAM
Resumo:268-1


Poster (Painel)
268-1Atividade específica de enzimas antioxidantes produzidas pela Prototheca zopfii ATCC-16533 após incubação com ácido indol-3-acético (AIA)
Autores:Luciane Tavares da Cunha (FZEA/USP - Faculdade Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP) ; Silvana Marina Piccoli Pugine (FZEA/USP - Faculdade Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP) ; Mariza Pires de Melo (FZEA/USP - Faculdade Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP)

Resumo

Prototheca zopfii é uma alga patogênica altamente resistente que se tornou evidente por possuir elevado potencial zoonótico. Prototecoses humanas e animais são preocupações de saúde pública, pois infecções causadas pela espécie P. zopfii não respondem muito bem às terapias convencionais. Efeitos citotóxicos gerados por oxidações de compostos sobre micro-organismos é um tema que necessita de maiores estudos. Por meio de determinações de concentração mínima inibitória foi observada, em estudos anteriores, que a partir de 40 mM de AIA houve inibição do crescimento da P. zopfii. O objetivo deste trabalho foi verificar a resposta antioxidante da P. zopfii ATCC-16533 desafiada com a dose subinibitória de 30 mM de AIA. Para tal, foi avaliada a atividade específica das enzimas antioxidantes superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa redutase (GR). P. zopfii (2,0 x 107 UFC/mL) foi incubada na ausência (controle) e presença de AIA na concentração de 30 mM a 37oC a 80 x g. Após incubação, as células foram centrifugadas por 10 minutos a 9.447 x g e o sobrenadante utilizado para determinações espectrofotométricas da atividade das enzimas realizadas à temperatura de 25oC e do conteúdo de proteínas totais. A atividade específica da SOD foi determinada de acordo com a taxa de redução do nitro blue tetrazolium pelo ânion superóxido em leitor de microplacas com filtro de interferência de 540 nm; da CAT pelo consumo de H2O2 a 240nm, em tampão fosfato de potássio (50 mM) e pH 7,0 contendo peróxido de hidrogênio (10 mM); e da GR com base no descréscimo da concentração de NADPH com a concomitante redução da glutationa oxidada (GSSG) a 340 nm, em tampão fosfasto (0,2 M) e pH 7,0. O conteúdo de proteínas foi determinado pelo método Bradford (1976) e as médias (n = 12) foram comparadas pelo teste Tukey ao nível de significância de 0,05. P. zopfii exposta à concentração subinibitória de AIA de 30 mM apresentou um aumento na atividade específica das enzimas antioxidantes após 24 horas de incubação. A atividade específica da SOD, CAT e GR aumentou, respectivamente, em 38,9, 118,4 e 278,8%, quando comparada ao controle. Conclui-se que a concentração subinibitória de AIA de 30 mM foi capaz de levar o patógeno P. zopfii ATCC-16533 a um estresse oxidativo, verificada pela elevada atividade das enzimas antioxidantes, sendo esta uma condição biológica que induz a morte celular.


Palavras-chave:  alga patogênica, auxina, citotoxicidade, estresse oxidativo, prototecose