XXI ALAM
Resumo:266-3


Poster (Painel)
266-3Candidemia em um hospitais terciários da Grande Vitória: incidência, freqüência das diferentes espécies e principal fator de risco.
Autores:Pryce Emery Brandao (IMD - Instituto Marcos Daniel) ; Marcos Ereno Auler (IMD - Instituto Marcos Daniel) ; Allen de Paula Nunes (IMD - Instituto Marcos Daniel)

Resumo

INTRODUÇÃO : A candidemia é reconhecida como grave problema de saúde pública. A gravidade da doença, associada a condições debilitantes do paciente, que tem como fatores de risco o uso de antibióticos de largo espectro, tempo prolongado de internação hospitalar, neutropenia, nutrição parenteral, sonda vesical, ventilação mecânica, cateter venoso central e colonização de vários sítios anatômicos por leveduras, levando a um aumento do tempo de internação hospitalar, acarretando elevação nos custos socioeconômicos. Outro problema são as complicações clínicas decorrentes dessa doença, refletindo em taxas de mortalidade direta ou indiretamente por volta de 40% a 60%. MATERIAIS E MÉTODOS: No período de 24 meses foram diagnosticados 83 casos de candidemias em hospitais da Grande Vitória-ES, isolados em hemoculturas realizadas pelo sistema Bact-Alert 3D (BioMérieux), repicada em ágar sangue e identificada pelo sistema Vitek 2 (BioMérieux). Em casos de suspeita de infecção associada a cateter o mesmo é enviado, pareado a hemocultura, para cultura semi-quantitativa pela técnica de Maki e identificado pelo Vitek 2. RESULTADO: Das 83 candidemias diagnosticadas foram 22(26.5%) Candida albicans, 21(25.3%) C. parapsilosis, 15(18.1%) C. tropicalis, 11(13.3%) C. haemulonii, 6(7.2%) C. glabrata, 2(2.4%) C. pelicullosa, 2(2.4%) C. guilliermondii,/i>, 2(2.4%) C. famata, 1(1.2%) C. intermedia e 1(1.2%) C. krusei. Candidemia relacionada a cateter venoso central foram 35(42,16%) casos, sendo 12(34.2%) de C. albicans, 9(25.7%) de C. parapsilosis, 8(22.9%) de C. tropicalis, 2(5.7%) de C. haemulonii, 1(2.9%) de C. guilliermondii, 2(5.7%) de C. famata, e 1(2.9%) de C. krusei. CONCLUSÃO : Foi observado que o cateter venoso central é um importante fator de risco para o desenvolvimento de candidemia, tanto pela contaminação da manipulação quanto por via endógena. O gênero Candida está dentre os principais causadores de infecções de corrente sanguínea, tendo o predomínio de C. albicans e C. parapsilosis mantendo este parâmetro quando a infecção se relaciona a uso de cateter venoso central. A identificação das espécies de Candida também facilita a abordagem terapêutica a ser instituída, uma vez que algumas espécies não menos susceptíveis a fluconazol, como Candida krusei, Candida glabrata, e Candida lusitaniae podem ser resistentes a anfotericina B.


Palavras-chave:  candidemia, fator de risco, cateter venoso central, antifúngico, internação