XXI ALAM
Resumo:266-2


Poster (Painel)
266-2Importância do uso de ertapenem na caracterização fenotípica da enzima Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) em Enterobacteriaceae de ambiente hospitalar
Autores:Pryce Emery Brandão (IMD - Instituto Marcos Daniel) ; Allen de Paula Nunes (IMD - Instituto Marcos Daniel) ; Krysthian de Oliveira Pinto Riberio (IMD - Instituto Marcos Daniel)

Resumo

INTRODUÇÃO: Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é uma enzima produzida por enterobactérias, e sua detecção em isolado bacteriano confere resistência aos antimicrobianos carbapenêmicos, além de inativar penicilinas, cefalosporinas e monobactâmicos. Vários são os mecanismos de resistência que podem impedir a ação dos carbapenens, e a resistência surge da combinação de impermeabilidade da membrana com betalactamases cromossômicas (AmpC) ou de amplo espectro (ESBL). A enzima é frequentemente detectada em Klebsiella pneumoniae e outras enterobactérias, a saber: Enterobacter cloacae, S. marcescens, Citrobacter freundii, Salmonella spp e E. coli. MATERIAIS E MÉTODOS: No ano de 2011 foram 85 isolados de enterobactérias com resistência a algum carbapenem (imipenem, meropenem ou ertapenem). As cepas foram isoladas em hospitais da Grande Vitória-ES, provenientes de materiais clínicos diversos e de swabs de vigilâncias. As amostras foram processadas de acordo com a técnica definida como padrão para cada material e os isolados identificados pelo sistema Vitek 2 e o antibiograma (TSA) realizado por disco difusão complementado com teste de Hodge modificado. Os pontos de corte para leitura do TSA foram baseados no CLSI 2011. RESULTADO: Dos 85 isolados 81(95,3%) eram K. pneumoniae, 3(3,5%) eram E. cloacae e 1(1,2%) era S. marcescens. As cepas eram provenientes dos seguintes sítios anatômicos: biópsia (4,7%), lavado brônquico (2,35%), ponta de cateter (8,2%), sangue (8,2%), urina (37,75%), swab retal (5,8%), swab nasal (11,8%) e outros swabs de vigilância (21,2%). Dos 85 isolados, 55(64,8%) apresentaram resistência a ertapenem, 16(18,8%) a ertapenem e imipenem e 14(16,4%) aos três carbapenens. Dos 55 isolados resistentes a ertapenem, 21(38,8%) deram teste de Hodge negativo descartando a possibilidade de KPC. Todas as demais cepas (64) foram Hodge positivo. CONCLUSÃO: Observou-se a importância da inclusão do disco de ertapenem na avaliação primária de produção de carbapenemase em enterobactérias. Caso o disco de ertapenem não fosse empregado, 64,8% das amostras seriam consideradas sensíveis a imipenem e meropenem e assim, descartadas da pesquisa de KPC (teste de Hodge).


Palavras-chave:  Klebsiella pneumoniae carbapenemase, carbapenem, hodge, antibiograma, enterobacteria