XXI ALAM
Resumo:238-3


Poster (Painel)
238-3Caracterização do leite informal comercializado na região do Vale do Paraíba no estado de Alagoas e sua importância para a saúde pública
Autores:Jackeline Spíndola da Costa (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Cristina Delgado da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Elizabeth Sampaio de Medeiros (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Karla Danielle Almeida Soares (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Cantídio Francisco de Lima Filho (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Rinaldo Aparecido Mota (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Andrezza Thais da Silva Lino (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Ely Emanuell Barbosa Monteiro (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Sarina Roberta Marques da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

O leite é considerado uma excelente fonte de nutrientes, tornando-se um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos potencialmente patogênicos. A comercialização do leite cru é um habito cultural no nordeste do Brasil principalmente em cidades de interior, é altamente consumido pela população, principalmente crianças e idosos. Objetivou-se com este estudo caracterizar o leite informal comercializado na região do Vale do Paraíba no estado de Alagoas e sua importância para a saúde pública. Foram coletadas 15 amostras de leite cru refrigerado em padarias, mercadinhos, restaurantes e residências que comercializam o leite informal em seis cidades da região do Vale do Paraíba - AL. As amostras foram acondicionadas em caixa isotérmica contendo gelo reciclável e levadas para o Laboratório. A partir de 25 mL do leite transferidos para 225 mL de água peptonada tamponada (APT), foram preparadas as diluições decimais 10-1, 10-2, 10-3, 10-4, 10-5, 10-6, 10-7 e 10-8 para as análises de bactérias mesófilas e 10-2, 10-3, 10-4 para os microrganismos psicotróficos. Para enumeração das bactérias mesófilas foi utilizada a técnica da semeadura em profundidade (pour plate), e para enumeração dos microrganismos psicotróficos foi utilizada a semeadura em superfície, ambos no meio de cultura Plate Count Ágar (PCA). Para a caracterização físico-química foram realizadas as seguintes análises: índice crioscópico, acidez titulável, densidade, teor de gordura, proteína total e estabilidade ao alizarol. Observou-se que 53,33% (8/15) das amostras estavam fora dos padrões no teste alizarol, 20% (3/15) para acidez Dornic e densidade, 73,33% (11/15) no índice crioscópico, 13,33% (2/15) na análise de gordura e 40% (6/15) para proteína total. Quanto às análises microbiológicas em 100% (15/15) das amostras observaram-se resultados superiores a 1x106 UFC/mL. Para microrganismos psicotróficos foram encontrados em 26,66% (4/15) das amostras valores superiores a 1x106 UFC/mL. Conclui-se com este estudo que os valores microbiológicos e físico-químicos encontrados no leite informal podem indicar falhas higiênico-sanitárias de obtenção, transporte e conservação do produto, além de ocasionar deficiências no aspecto nutricional resultando em um potencial risco à saúde pública.


Palavras-chave:  microrganismo, leite informal, saúde pública