XXI ALAM
Resumo:233-3


Poster (Painel)
233-3PRODUÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ANTIMICROBIANAS E ENZIMAS POR BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS ISOLADAS DE AMBIENTES MARINHOS E ESTUARINOS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, RJ.
Autores:Marcelly Miranda Aybal Jayme (UERJ-FCM - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UERJ-FFP - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Flávia Lima do Carmo (UFRJ-IMPPG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IMPPG) ; Fábio Vieira Araujo (UERJ-FFP - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

A biotecnologia é amplamente definida como a utilização de organismos vivos com finalidades industriais e/ou comerciais. O potencial uso de micro-organismos para os processos biotecnológicos é muito reconhecido por seus benefícios econômicos. Uma das possíveis aplicações biotecnológicas é a produção de antimicrobianos. Estes são produtos do metabolismo secundário de micro-organismos que inibem o crescimento de outros. O uso indiscriminado destas substâncias levou a seleção de micro-organismos super resistentes; sendo a descoberta de novos antimicrobianos de extrema valia a fim de combatê-los. Outra aplicação é o uso de enzimas. Estas são biocatalisadores que facilitam uma gama de reações em condições brandas, alcançando alta taxa de melhorias e excelente seletividade. Seu uso em processos industriais muitas vezes pode eliminar o uso de altas temperaturas, solventes orgânicos e extremos de pH, oferecendo maior especificidade de reação e redução do impacto ambiental. Em busca de micro-organismos potencialmente exploráveis, cepas de bactérias heterotróficas isoladas de ambientes marinhos e estuarinos no município de Niterói-RJ, pelo método de espalhamento em Agar Nutriente foram testadas quanto a produção de substâncias antimicrobianas, amilase, celulase e caseínase. A produção de substâncias antimicrobianas foi indicada por halos de inibição formados em volta das colônias testadas após o período de incubação de 18 horas a 37ºC. Já a produção enzimática foi indicada pelo halo de degradação formado ao redor da colônia após incubação por 48h a 25°C, revelado pela adição de corantes. Das 76 colônias isoladas, 7 (9,21%) apresentaram potencial antimicrobiano, tendo 3 destas, inibido as 2 cepas tipo testadas (Staphylococcus aureus e Escherichia coli); e 48 (63,16%) apresentaram atividade enzimática para pelo menos um dos substratos testados (amido, celulase e caseína), onde a colônia 7 apresentou halo para o 3 substratos. Assim, baseado nos resultados do presente trabalho pode-se inferir que as bactérias presentes em ambientes marinhos e estuarinos podem ser um recurso viável para a bioprospecção de uma nova geração de agentes farmacológicos e uma importante fonte enzimática para indústrias.


Palavras-chave:  diversidade microbiana, biotecnologia, antimicrobianos, atividade enzimática, bactérias heterotróficas