XXI ALAM
Resumo:229-1


Poster (Painel)
229-1Análise de poli-β-hidroxibutirato em Gluconacetobacter diazotrophicus através de microscopia de fluorescência.
Autores:Rômulo dos Santos Aguiar (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Marcelle da Senhora Cappato (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Cristiane Pimentel Victório (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Vânia Lucia Muniz de Pádua (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste)

Resumo

Introdução:Os produtos plásticos derivados do petróleo são amplamente utilizados. Entretanto, a exigência das leis ambientais e a conscientização da sociedade mundial em preservar o meio ambiente têm levado a pesquisas de novos produtos que utilizem recursos renováveis. A obtenção de plásticos biodegradáveis, dentre eles o polihidroxibutirato (PHB) adquirido a partir de sistemas bacterianos constitui-se em uma importante proposta para a substituição dos plásticos convencionais. Gluconacetobacter diazotrophicus é uma bactéria que interage naturalmente com cana-de-açúcar, promovendo o seu desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial desta bactéria para produção de PHB com o intuito de integrá-la a indústria de cana-de-açúcar.Materiais e Métodos:O presente trabalho está baseado na análise in silico do genoma da bactéria, completamente sequenciado em 2009. Foram realizadas buscas por proteínas ortólogas das enzimas envolvidas com a síntese de PHB utilizando o programa blast contra bancos públicos de proteínas e domínios protéicos. A análise da base de dados do Kegg permitiu a pesquisa da via metabólica associada ao PHB. A microscopia de fluorescência é baseada na técnica double-staining com DAPI e azul de nilo. Resultados e Discussão:A partir da evidencias de similaridade dada pelo blast foi possível transferir os termos associados com a proteína anotada para a proteína de estudo. A análise da via metabólica mostrou a presença de um potencial regulador, além da principal proteína de síntese. Através da análise filogenética é observado que a PHB sintase de G. diazotrophicus está associada a mesma de Acidiphilium sp, sendo que esta bactéria tem uso potencial na indústria de bioplástico. A análise do PHB produzido nas células poderá ser observado através do microscópio de fluorescência, o azul de nilo irá marcar o polímero acumulado no interior celular, esta fase já se encontra em andamento. Conclusão:Procedimentos adicionais são necessários para uma caracterização mais detalhada, mas G. diazotrophicus apresenta potencial para a produção de bioplástico, com grande perspectiva de ser obtido utilizando como fonte de carbono principal o açúcar da cana integrando-o à indústria de cana-de-açúcar.


Palavras-chave:  cana-de-açucar, Gluconacetobacter diazotrophicus, polihidroxibutirato, Bioplástico, Microscopia de fluorescência