XXI ALAM
Resumo:228-1


Poster (Painel)
228-1Estudo da ocorência de Malassezia spp. (Cryptococacea) na cidade de Manaus- Amazonas, obtidas nos anos de 2009 e 2010.
Autores:Andreza Linhares do Nascimento (INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia) ; Ana Cláudia Alves Cortez (INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia) ; João Vicente Braga de Souza (INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia)

Resumo

Na região Amazônica, os estudos realizados com relação à Pitiríase Versicolor abrangendo tratamento, identificação, aspectos clínicos e epidemiológicos são raros, pois não é uma patologia de notificação compulsória, assim como as outras micoses. A Malassezia, o agente etiológico da Pitiríase Versicolor, é um fungo que faz parte da microbiota da pele normal dos seres humanos e o segundo mais freqüente na cidade de Manaus, conforme dados encontrados em exames micológicos realizados no Laboratório de Micologia Médica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. O presente trabalho teve como objetivos identificar as amostras dos anos de 2009 e 2010 e estimar a prevalência das espécies conforme o gênero, faixa etária, estação do ano e as diversas zonas da cidade e comparar estes aspectos conforme a identificação. Visando assim, fazer um estudo da ocorrência da Malassezia spp. na cidade de Manaus- Amazonas. As 68 amostras de Malassezia foram obtidas de pacientes encaminhados por médicos da rede privada e pública da cidade de Manaus durante 2009 e 2010 para avaliação e diagnóstico laboratorial micológico, no Laboratório de Micologia Médica, sendo mantidas na Coleção de Microrganismos de Interesse Médico do INPA. Foram identificadas segundo a chave de diferenciação morfofisiológica das espécies de Malassezia de Guehó et al, 1996. Dentre os resultados, a espécie predominante foi a Malassezia pachydermatis com 45,58% (31/68) seguida pela M. furfur com 17,64% (12/68). Predominaram pacientes do gênero feminino (51,47%), entre 11 e 20 anos (39,70%) que realizaram o exame no verão (45,58%) que residiam na zona Sul da cidade de Manaus (38,23%). Em todos os aspectos que foram comparados a M. pachydermatis continuou sendo a mais prevalente. A identificação das espécies de Malassezia pode contribuir para inúmeros estudos, no entanto se o mesmo for capaz de relacionar aspectos a esta patogenia podem se tornar uma ajuda no diagnóstico clínico e um avanço na área da saúde.


Palavras-chave:  Pitiríase, Malassezia spp., Identificação, Prevalência