XXI ALAM
Resumo:219-1


Poster (Painel)
219-1PROSPECÇÃO DE ENZIMAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO A PARTIR DE MICRO-ORGANISMOS ASSOCIADOS A CORAIS DAS ESPÉCIES Mussismilia brasiliensis, Millepora alcicornis E Porites astreoides
Autores:Caren Leite Spindola Vilela (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Flavia Lima do Carmo (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Henrique Fragoso dos Santos (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Gustavo Adolpho Santos Duarte (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Débora de Oliveira Pires (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Clovis Barreira E Castro (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Alexandre Soares Rosado (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.) ; Raquel Silva Peixoto (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.)

Resumo

Ambientes recifais são ecossistemas de grande importância ecológica, porém estão sobre grande ameaça devido às alterações ambientais provocadas pelo aquecimento global. Os corais, principais formadores deste ecossistema, são organismos marinhos que albergam uma grande riqueza e diversidade de micro-organismos, e mantém com estes uma relação de simbiose indispensável para sua sobrevivência. Uma comunidade bacteriana altamente diversa reflete uma alta diversidade de enzimas. Tal fato faz do meio ambiente marinho, em especial os corais, alvos altamente relevante para descoberta de enzimas de interesse biotecnológico. Devido ao exposto, o presente estudo tem com objetivo realizar bioprospecção da diversidade microbiana de diferentes espécies de corais do Brasil, na busca de enzimas como: proteases, amilases, celulases, lipases, queratinases e quitinases. Este estudo, além de gerar um produto que estimule a economia e o desenvolvimento do país, ainda agregará valor econômico a este ecossistema, estimulando ainda mais investimentos do capital privado e dos órgãos de fomento para a preservação dos ambientes recifais. Para tal, a coleta dos corais foi realizada em Búzios (RJ) e em Arraial d’Ajuda (BA) onde se encontram as bases de estudos do projeto Coral Vivo. Os corais foram macerados e plaqueados em diferentes diluições nos meios de cultura Marine Ágar (MA) e Lauril Broth (LB), com diferentes concentrações de sais. A partir das diversas morfologias das colônias, foi possível o isolamento de 119 colônias bacterianas, onde 60 isolados apresentaram crescimento contínuo em meio LB com 1% de sal. Os ensaios enzimáticos foram realizados em meios de cultura contendo os substratos: Tributirina, carboximetilcelulose, amido, gelatina e leite em pó para a detecção das enzimas: Lipase, celulase, amilase, gelatinase, caseinase, respectivamente. Os resultados positivos da produção de enzimas são vistos através da formação de halos ao redor das colônias bacterianas crescidas. Em resposta, obtivemos como resultado positivo: 34 produtores de lipase, nenhum produtor de celulase, 13 de amilase, 10 de gelatinase e 33 produtores de caseinase. Esses dados demostram o potencial biotecnológico e reforçam os resultados em relação à complexidade da comunidade microbiana associada aos corais. Os isolados com os melhores índices de hidrólise serão selecionados para os testes de quantificação e caracterização enzimática, e posterior identificação a partir da amplificação e sequenciamento do gene rrs.


Palavras-chave:  Biotecnologia, Corais, Enzimas, Micro-organismos