XXI ALAM
Resumo:207-1


Prêmio
207-1FERMENTAÇÃO DE MOSTO COM ALTO TEOR DE SACAROSE PARA A PRODUÇÃO DE BIOETANOL COMBUSTÍVEL POR DIFERENTES LINHAGENS DE saccharomyces cereviseae USANDO ALTA DENSIDADE CELULAR.
Autores:Heloisy Suzes Barbosa (UNESP - Universidade Estadual Paulista. "Júlio de Mesquita FIlho") ; Erick de Abreu Silveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista. "Júlio de Mesquita FIlho") ; Messias Miranda Junior (UNESP - Universidade Estadual Paulista. "Júlio de Mesquita FIlho") ; José Roberto Ernandes (UNESP - Universidade Estadual Paulista. "Júlio de Mesquita FIlho")

Resumo

A produção de etanol combustível no Brasil é atualmente obtida através da fermentação de mostos de cana de açúcar que apresentam em torno de 20% de sólidos dissolvidos, levando a um rendimento alcoólico abaixo do desejado, gerando grandes volumes de vinhaça, induzindo a um grande consumo de energia na destilação. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar o perfil fermentativo de cinco linhagens industriais brasileiras de Saccharomyces cerevisiae. O processos de fermentação foi conduzido em batelada simples, a 30°C e rotação de 250 rpm, com concentração de sacarose variando entre 22 e 35% (m/v), com ênfase às condições de Very High Gravity Fermentation Technology (VHGF) - Tecnologia de Fermentação de Mostos com Altos Teores de Açúcares Fermentescíveis, com ou sem suplementação com peptona e extrato de levedo, em pH 5,0; e com alta densidade celular. O perfil fermentativo foi avaliado determinando parâmetros como produção de biomassa (turbidimetria/massa seca); viabilidade celular (coração com azul de metileno); consumo da fonte de carbono (Método do DNS); produção de etanol(cromatografia gasosa) e produção de trealose. Vinhos com teores de etanol variando de 17 a 20% (v/v) foram obtidos ao final da fermentação de mostos contendo sacarose de 28 a 35% (m/v). A suplementação com fonte de nitrogênio induz melhoria na performance fermentativa das leveduras industriais. Altos níveis de trealose foram observados durante o processo de fermentação quando comparada com as células na fase estacionária utilizadas na preparação do inóculo, sugerindo que as linhagens industriais tem habilidade para adaptarem-se as condições de estresse provocado pelos altos índices de etanol. Dessa forma, os resultados apresentados tem relevância industrial, pois indicam eficiência na conversão do açúcar com altos níveis de etanol obtidos a partir da fermentação de mostos com altos teores de açúcares fermentescíveis.


Palavras-chave:  alta densidade celular, linhagens industriais, saccharomyces cerevisiae, VHGF