XXI ALAM
Resumo:197-3


Poster (Painel)
197-3Influência do pH inicial e da concentração de glicose no meio fermentativo na descoloração de corante têxtil por Lasiodiplodia theobromae
Autores:Cristina de Oliveira José (UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Mariana Fontana (UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho / UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Valéria Marta Gomes de Lima (UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho / UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho / UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)

Resumo

Os processos têxteis são grandes consumidores de água e de corantes sintéticos. Sendo assim, esses processos geram efluentes volumosos e complexos com elevada carga orgânica. Estes efluentes aliados ao elevado teor de sais inorgânicos necessitam estudos para um melhor descarte no meio ambiente. A proposta deste estudo foi estudar descoloração e crescimento celular por Lasiodiplodia theobromae na presença de azocorante Reactive Orange, em diferentes valores de pH e concentração de glicose . Os experimentos foram realizados em meio de Vogel, corante 0,25mg/L, glicose (0,25 e 0,5g/L) e com pH entre 3 e 7. Os frascos foram mantidos a 180 rpm, 28°C por 48h. A biomassa foi separada por centrifugação e determinada por gravimetria. O sobrenadante foram analisado quanto a concentração de corante por espectrofotometria e também foi medido o pH final do caldo após o experimento. Os melhores resultados de descoloração foram obtidos nos cultivos realizados em pH 3,0 com 0,25g/L de glicose, alcançando uma descoloração de 72%. O crescimento celular foi ligeiramente afetado pela concentração de glicose e pelo ajuste do pH inicial do meio de cultivo. Os maiores valores de biomassa em foram verificados em pH 4,0, tanto com 0,25 quanto com 0,5 g/L de glicose. Entretanto, os resultados não evidenciaram relação entre produção de biomassa e descoloração. Quanto ao pH final do caldo este seguiu o padrão reconhecido por Mattos em 2009 onde esse se manteve estável por 48h e posterior a esse período houve uma alcalinização do meio. A partir dos dados obtidos é possível concluir que o fungo L. theobromae é capaz de atuar na descoloração de azocorantes, com potencial para ser empregado em sistemas biológicos para tratamento de efluentes têxteis. Estudos futuros deverão esclarecer a ação do fungo sobre a estrutura química do corante, bem como a toxicidade de soluções submetidas à descoloração com esse micro-organismo.


Palavras-chave:  Lasiodiplodia theobromae, Degradação de corantes, Biodegradação