XXI ALAM
Resumo:196-2


Poster (Painel)
196-2Efeito da fonte de nitrogênio e concentração do indutor nas atividades transesterificantes e hidrolíticas da lipase produzida pelo fungo Acremonium sp.
Autores:Rafaela Rodrigues de Brito (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Ana Lucia Ferrarezi Duarte (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Janaina Pires Borges (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Roberto da Silva (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Eleni Gomes (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

A transesterificação enzimática mediada por lipases é uma alternativa promissora para a produção do biodiesel, uma vez que gera menos resíduos tóxicos e facilita a recuperação do catalisador e a purificação do biodiesel. Muitos trabalhos avaliam a suplementação de nutrientes na produção das lipases baseando-se na hidrólise dos triacilgliceróis, não mostrando seus efeitos na atividade de transesterificação, já que ambas as reações exigem das lipases mecanismos catalíticos diferentes. Frente a esses aspectos, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes fontes de nitrogênio e concentração do indutor nas atividades de hidrólise e transesterificação da lipase produzida pelo fungo Acremonium sp. A cepa foi fermentada em meio composto por 9g de bagaço de cana de açúcar e 1g de farelo de soja, e na solução nutriente variou-se a concentração do óleo de canola (1, 2 e 4%) e a fonte de nitrogênio (peptona, uréia e NH4NO3), a 30ºC por 72h. A solução enzimática foi extraída por suspensão do material fermentado em tampão fosfato 0,05M pH7, sendo considerado como extrato bruto solúvel. E o Material fermentado, também foi avaliado, sendo neste caso, considerada a lipase presente nas hifas imobilizadas. A atividade de hidrólise dos extratos enzimáticos solúveis foi quantificada pelo método espectrofotométrico utilizando-se o substrato sintético p-nitrofenil pamitato, e a reação de transesterificação foi realizada adicionando-se o material fermentado com hifas imobilizadas em uma mistura de óleo de soja e etanol anidro (razão molar 1:6) e hexano como solvente, a 37 ºC por 96h. Os resultados mostraram que a solução contendo uréia e 4% de óleo de canola apresentou a maior atividade de transesterificação com uma produção de 20g de ésteres/100g de óleo, no entanto apresentou a menor atividade de hidrólise (0,7 U/mL). A solução com peptona e 1% de óleo de canola apresentou a maior atividade de hidrólise (1,85U/mL) e uma das menores atividades de transesterificação (5,8g de ésteres/100g de óleo). Observou-se também que a concentração do indutor foi muito relevante na atividade de transesterificação da lipase, já que as soluções com 4% de óleo de canola apresentaram os maiores rendimentos de ésteres etílicos. Pode-se concluir que a suplementação de nutrientes na fermentação sólida atuou de forma distinta nos dois tipos de atividades analisados.


Palavras-chave:  lipase, transesterificação, hidrólise, biodiesel, suplementação da fermentação