XXI ALAM
Resumo:194-3


Poster (Painel)
194-3ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE AMOSTRAS DE CACHORROS-QUENTES PROVENIENTES DO COMÉRCIO AMBULANTE DA REGIÃO CENTRAL DE ITU, SP.
Autores:Aline Malafarina Giacomeli (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) ; Pamela Sonsim (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) ; Thaís Defendi Rosa (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) ; Rosemeire Bueno (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)

Resumo

Entre os principais atrativos para a inserção e o crescimento do comércio de alimentos de rua destacam-se a baixa exigência de investimentos e a ausência de requisitos de capacitação prévia ou de escolaridade elevada. Sabendo-se que o cachorro-quente é o alimento preferencialmente comercializado por ambulantes devido à fácil aceitação, baixo custo e rapidez no preparo, e que oferece riscos à saúde da população que o consome devido a alta exposição à contaminação microbiana, o presente estudo teve como objetivo analisar microbiologicamente amostras desse alimento (n = 10; uma de cada carrinho) comercializado por ambulantes na região central do município de Itu. As análises realizadas foram contagem total de bactérias aeróbias mesófilas, bolores e leveduras, coliformes a 35°C e a 45ºC, Staphylococcus coagulase e pesquisa de Salmonella spp. As amostras avaliadas apresentaram em média 2,9 x 104 UFC/g de bactérias aeróbias mesófilas e estão de acordo com o valor máximo permitido pela RDC no212 da ANVISA (1,0 x 105 UFC/g), sendo que 10% apresentou ausência desse grupo de micro-organismo. Nenhuma das amostras excedeu o limite máximo permitido para bolores e leveduras. Os coliformes a 35°C foram detectados em 60% das amostras, enquanto os coliformes a 45°C foram detectados em 30% das amostras avaliadas, sendo os valores obtidos enquadrados no referido padrão, com valores abaixo do tolerado e, portanto, consideradas satisfatórias para esse parâmetro. A bactéria Staphylococcus coagulase positiva não foi detectada em nenhuma das amostras avaliadas. Colônias típicas de Salmonella spp, foram evidenciadas em 20% das amostras avaliadas, as quais foram confirmadas pelas características morfo-tintoriais. Esses achados mostram que as amostras avaliadas estão em acordo com o padrão referido pela RDC no12, exceto para duas amostras possivelmente contaminadas por Salmonella spp, o que representa risco à saúde dos consumidores, indicando a necessidade da melhoria da qualidade de produtos oferecidos aos consumidores nas vias públicas e oferecimento de cursos de capacitação aos manipuladores de alimentos do referido comércio ambulante.


Palavras-chave:  comércio ambulante de alimentos, cachorro-quente, análise microbiológica