XXI ALAM
Resumo:194-1


Poster (Painel)
194-1AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM BACTÉRIAS ISOLADAS DE HEMOCULTURAS EM UM LABORATÓRIO HOSPITALAR.
Autores:Benedita Cristina Pieroni Gonçalves (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) ; Rosemeire Bueno (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)

Resumo

A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um problema de saúde pública mundial. A contínua emergência de bactérias resistentes nas instituições de saúde constitui-se um grande desafio, mobilizando órgãos nacionais e internacionais de vigilância e controle epidemiológicos. Para tal, métodos fenotípicos são empregados para a detecção de rotina por apresentarem fácil execução. O presente estudo teve como objetivo identificar as espécies bacterianas isoladas de hemoculturas de pacientes internados em um hospital no período de novembro de 2010 a maio de 2011 e avaliar o perfil de resistência dos mesmos. A identificação bacteriana e os testes de resistência aos antimicrobianos foram realizados pela microbiologista responsável, seguindo as recomendações do CLSI de 2011. Um total de 865 amostras para Hemocultura foi obtido, das quais 175 (20,23%) apresentaram positividade, sendo 88 (50,3%) bactérias Gram-positivas, 39 (22,3%) Gram-negativos não fermentadores e 48 (27,4%) Gram-negativos fermentadores. Para os cocos Gram-positivos o agente mais prevalente foi Staphylococcus coagulase negativa com 30,3% dos isolados, sendo que 64% dessas bactérias apresentaram resistência à oxacilina. Para os bacilos Gram-negativos não fermentadores, a Pseudomonas aeruginosa apresentou a maior prevalência entre os isolados (9,14%), a qual demonstrou um perfil de resistência de 56% à gentamicina, 44% à ceftazidima, 19% à cefepima e à imipenem. Para Bacilos Gram-negativos fermentadores destacou-se a Klebsiella pneumoniae(15,43%) sendo que 51% dessas bactérias apresentaram produção de ESBL, mecanismo de resistência aos antimicrobianos β-lactâmicos em Enterobactérias. Seu perfil de resistência para as Cefalosporinas empregadas foi de 63% para ceftriaxona e 59% para ceftazidima. Nenhum isolado apresentou resistência a vancomicina. Os dados indicam que mesmo com a adoção do uso racional de antibioticoterapia há isolamento de micro-organismos resistentes, ressaltando a importância do desenvolvimento de técnicas mais sensíveis e rápidas para detecção dessas cepas isoladas em hospitais.


Palavras-chave:  Infecções hospitalares, Resistência Bacteriana, Antibióticos