XXI ALAM
Resumo:188-2


Poster (Painel)
188-2POTENCIALIDADE DO USO RESÍDUOS DE CUPUAÇU, CUPULATE E SABUGO DE MILHO COMO FONTE DE CARBONO PARA PRODUÇÃO DE ENZIMAS PROTEOLÍTICAS POR Aspergillus tamarii
Autores:Jennifer Salgado da Fonseca (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Felipe Pinheiro Tinoco (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Paulo Abraão Cavalcante Maranhão (INPA - Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia / UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Rafaela Oliveira da Silva (INPA - Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia / UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Hallana Cristina Menezes da Silva (UFAM - Universidade Federal do Amazonas / INPA - Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) ; Alessandra Pontes Cavalcante (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz / UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Leonor Alves de Oliveira da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Devido ao crescimento em busca de formas em gerar produtos mais sustentáveis visando o mercado mundial, as enzimas possuem papel fundamental por serem biomoléculas com grande potencial biotecnológico e possuírem diversas aplicações industriais. Aliando a ideia de avanço tecnológico às questões ambientais, o presente estudo buscou na utilização de resíduos de cupulate, cupuaçu e sabugo de milho como fonte de carbono para induzir a excreção de enzimas proteolíticas pelo fungo Aspergillus tamarii, devido ao baixo custo de produção e facilidade para a realização do processo, além da composição rica em nutrientes que esses resíduos apresentam. O cupuaçu é um alimento rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C, o cupulate apresenta altos teores de proteínas, carboidratos e lipídios e o sabugo de milho é rico em fibras e proteínas. O fungo Aspergillus tamarii, pertencente à micoteca do laboratório de Microbiologia e Fermentação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi inoculado (1,2 X 106 esporos/g de resíduo) em erlenmeyres contendo 2,5g de resíduos de cupulate, cupuaçu e sabugo de milho, separadamente, com 5 mL de sulfato de amônia (0,5mg/mL), sendo incubado a 25°C por 6 dias. Ao término deste período, foi adicionado 10 mL de água destilada nos erlenmeyers e todas as amostras foram colocadas no banho ultrasônico por 1 minuto e em shaker por 30 minutos com uma rotação de 150 rpm para posterior filtração à vácuo para a obtenção do extrato bruto. A dosagem de protease foi realizada com 50µL de caseína 1% e 30µL de extrato bruto, sendo incubada por 60 minutos à temperatura ambiente. A reação foi interrompida com 240µL de TCA 10% e, em seguida, centrifugada por 15 minutos a 10.000 rpm. Foi retirado 160µL do sobrenadante e neutralizado com 280µL de NaOH 1M. Foi observada atividade proteolítica de 15,7 U/mL (cupulate), 12,9 U/mL (sabugo de milho) e 7,5 U/mL (cupuaçu), o que nos permite concluir que os três resíduos induzem a excreção de proteases, porém o cupulate é o que mais se destaca como fonte de carbono.


Palavras-chave:  protease, cupulate, sabugo de milho, cupuaçu, Aspergillus tamarii