XXI ALAM
Resumo:166-4


Poster (Painel)
166-4Avaliação de Aspergillus e Penicillium associados ao noni (Morinda citrifolia) como fonte de compostos antimicrobianos
Autores:Anne Caroline Dantas Tavares (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Tamiris Rio Branco da Fonseca (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Jéssica Ferreira Barroncas (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Raiane Áila Teixeira Souza (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Taciana de Amorim Silva (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Aspergillus e Penicillium são fungos universais, cujas espécies de ambos os gêneros ocorrem em todos os ambientes, contudo Penicillium tem maior frequência em áreas de climas mais frios, especialmente as zonas temperadas frias, enquanto Aspergillus é mais comum nos trópicos. Considerando que os fungos são uma alternativa para busca destes biocompostos com atividade antimicrobiana, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana de metabólitos produzidos por Aspergillus e Penicillium isolados de noni contra microrganismos patógenos. Foram isolados 46 fungos, sendo 24 purificados e identificados em nível de gênero. Destes, os fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicillium foram selecionados para os ensaios de antibiose: cinco isolados de Aspergillus e um isolado de Penicillium. Para produção dos compostos antimicrobianos, os fungos foram cultivados por fermentação submersa em MGYP, 150 rpm a 25 ºC. Após 5 dias, os extratos brutos foram recuperados por filtração à vácuo em membrana celulósica 22µm. Nos testes de antagonismo, Candida albicans DPUA 1705, C. parapsilosis DPUA 113, Escherichia coli CBAM 0001, Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Mycobacterium smegmatis INCQS 061 foram os microrganismos-teste utilizados frente aos extratos de Aspergillus e Penicillium. As bactérias foram cultivadas em meio Ágar Mueller-Hinton (MH) e as leveduras em ágar Sabouraud (SAB). Na superfície de cada meio foi semeado 200 µL da suspensão celular semelhante à escala de Mc Farland 0,5. Em cada cup plate (Ø= 8 mm), de cada cultivo adicionou-se 100 µL do extrato metabólico. Como padrão utilizou-se Itraconazol 1% para as leveduras e, Rifampicina 0,05% para bactérias. As placas foram incubadas a 37 ºC por 24h e 48h, para bactérias e leveduras, respectivamente. Os resultados mostraram que apenas Penicillium sp. F-23 demonstrou atividade antimicrobiana frente S. aureus, apresentando halo de inibição de 24,5 mm ± 1,73 de diâmetro. Nas condições de análise, os resultados mostraram que somente no extrato metabólico de Penicillium sp. foram detectadas moléculas capazes de inibir o crescimento de bactérias Gram positivas.


Palavras-chave:  atividade antimicrobiana, metabólitos secundários, Staphylococcus aureus