XXI ALAM
Resumo:155-1


Poster (Painel)
155-1DETERMINAÇÃO DA PRESENÇA DE BACILOS GRAM-NEGATIVOS EM ÁREAS DE PREPARO DE MEDICAMENTOS E NO AMBIENTE HOSPITALAR DE UMA U.P.A. DA CIDADE DE GUARULHOS.
Autores:João Gabriel Fernandes da Silva (UNICID - Universidade Cidade de São Paulo) ; Tangara Jorge Mutran (UNICID - Universidade Cidade de São Paulo)

Resumo

Introdução: A infecção nosocomial (IN) é um importante sinal de alerta à saúde pública, representando uma das principais causas de mortalidade, atingindo em média de 9% a 58% dos pacientes acometidos. As bactérias do gênero Gram-negativo são as principais causadoras de enfermidades nosocomiais, sendo responsáveis pelas infecções do trato respiratório, urinário, e sepsemia. A adequada assepsia das mãos e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) são a forma mais eficaz de minimizar os riscos de infecções cruzadas no ambiente hospitalar, podendo a primeira diminuir a prevalência dos casos em até 33%. Material e Métodos: Foi realizada coleta de material (45 amostras) de diferentes áreas de uma Unidade de Pronto Atendimento (sendo a área de preparo de medicamentos a de maior importância) utilizando a técnica de swab friccionado. Em seguida as amostras foram transportadas em meio de cultura BHI, para posterior inoculação em meios de cultura Ágar sangue e Mac conkey, sendo identificadas as cepas através de coloração de Gram, bacteroscopia e testes bioquímicos. Resultados: Das 45 amostras, houve crescimento de microrganismos em todas, sendo que 07 delas apresentaram crescimento de mais de um tipo. Os resultados para crescimento de Gram-negativo foi de 32,69%, entre os quais foram identificados: Alcaligenes sp. (29,41%), Proteus sp. (17,65%), Escherichia coli (11,76%), Shigella sp e Salmonella sp. (5,88% cada) e outros Bacilos Gram-negativos (35,29%), havendo prevalência de 40,97% do total de Gram-negativos em instrumentos utilizados no preparo de medicamentos. Discussão: Durante a realização do trabalho, as amostras apresentaram positividade para bactérias do gênero Gram-positivo, de característica ambiental em sua maioria, porém as bactérias do gênero Gram-negativo encontradas tem maior importância no desenvolvimento de enfermidades nosocomiais. Conclusão: Foi evidenciada grande prevalência de microrganismos do gênero Gram-negativo potencialmente patogênico ao homem em áreas a quais não poderiam apresentar os mesmos (destacando-se as áreas de preparo de medicamentos) indicando as mãos dos profissionais atuantes o principal meio de disseminação, havendo necessidade de maior cautela na assepsia das mãos e frequente troca das luvas ao realizar procedimentos no trato com paciente, visando evitar riscos de infecção cruzada entre paciente-profissional de saúde.


Palavras-chave:  Bacilo Gram-negativo, Infecção Nosocomial, Unidade de Pronto Atendimento.