XXI ALAM
Resumo:151-1


Poster (Painel)
151-1O CLONE EPIDÊMICO ET-12 DE B. cenocepacia CULTIVADO EM MEIO SUPLEMENTADO COM NaCl (0,3M) LEVA AO AUMENTO DA TRANSCRIÇÃO DO GENE cblA
Autores:Amanda Ferreira Monteiro (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Valmir José de Carvalho (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Alessandra Mattos Saliba (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Elizabeth de Andrade Marques (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Maria Cristina de Assis (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste)

Resumo

Burkholderia cenocepacia é um micro-organismo frequentemente associado a infecções graves em pacientes portadores de Fibrose Cística (FC), doença caracterizada pelo defeito no transporte dos íons Na+ e Cl- pela membrana celular. Existem evidências de que infecções persistentes possam ser decorrentes, em parte, da sua habilidade de ser um patógeno intracelular facultativo, pela formação de biofilme, presença de adesinas como “cable pilus”, produção de exopolissacarídeos e múltiplos mecanismos de resistência a antimicrobianos. Outros estudos sugerem que o aumento das concentrações de NaCl (170mM), parece favorecer a colonização de B. cenocepacia nas vias aéreas dos pacientes com FC. Outro fator que pode levar ao aumento das concentrações de NaCl nas secreções de indivíduos fibrocísticos são os procedimentos terapêuticos como o uso de salina hipertônica em aerossol (7%) por via inalatória, 2 vezes ao dia, utilizada durante tempo prolongado de 48 semanas. Estes achados nos motivaram a investigar o papel dos altos níveis de Na+ e Cl- na modulação da expressão do gene “cable pilus” pela cepa ET-12 de B. cenocepacia. A amostra bacteriana foi cultivada em meio Luria Bertani (LB) suplementado e não suplementado com 0,1M e 0,3M de NaCl por 18 horas a 30⁰C, quando então as culturas foram submetidas a lise térmica e a presença do gene cblA foi determinada por PCR. A modulação da expressão gênica foi realizada a partir da extração de RNA total das amostras bacterianas, que foi convertido a cDNA com o "kit" SuperScriptTM, que foi amplificado por PCR (RT-PCR). A presença do gene cblA foi confirmada e observamos um aumento na transcrição em torno de 30% quando a cepa ET-12 foi cultivada em meio LB suplementado com 0,3M. Estes resultados sugerem que o acumulo de NaCl nas secreções pulmonares pode levar a expressão de fatores de virulência, como o “cable pilus”.


Palavras-chave:  Burkholderia cenocepacia, cable pilus, Fibrose Cística, NaCl