XXI ALAM
Resumo:150-2


Poster (Painel)
150-2ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE EXOENZIMAS: AMILASE, PECTINASE, CELULOSE, XILANASE, PROTEASE E LIPASE POR FUNGOS ISOLADOS DE FRUTOS DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata)
Autores:Cristiano Martins Alvim Cambraia (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Fernanda Fraga Campos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Spencer Silva Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Natália Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Marina Luscher Lima (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas) ; Vera Lúcia dos Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais / ICB - Instituto de Ciências Biológicas)

Resumo

As enzimas hidrolíticas são utilizadas em diversos processos industriais para a produção de alimentos, tecidos, detergentes e também na biotransformação de óleos. Neste estudo foi avaliada a produção de enzimas hidrolíticas por 32 morfotipos de fungos filamentosos isolados de frutos de Macaúba (Acrocomia aculeata) com diferentes períodos de deposição no solo. Os fungos foram cultivados em meio BDA a 28ºC, por sete dias, quando discos de três milímetros de diâmetro removidos dos bordos das colônias foram depositados em placas contendo meio YNB sólido adicionados de diferentes substratos para as enzimas hidrolíticas em estudo: Amido Solúvel 10g/L (amilase) Carboximetilcelulose 10g/L (celulase), Óleo de oliva 100ml/L (lipase), Xilana 5g/L (xilanase), Pectina Cítrica 15g/L (pectinase). Nos ensaios para detecção da produção de proteases utilizou-se o meio Skin Milk sólido adicionado de glicose 1g/L. Evidenciou-se a produção de xilanase e carboximetilcelulase pela formação de halos transparentes em torno das colônias após adição de solução vermelho congo 0,03%, lavado em seguida com NaCl 1M. Para a verificação do halo de degradação de amilase e pectinase utilizou-se solução de iodo 1% após 72 horas de incubação a 28ºC. Para evidenciar os halos de degradação nos meios de lipase e protease não foi necessário adição de solução reveladora. Os experimentos foram realizados em duplicata. Dos morfotipos testados, 2 (6,25%) apresentaram produção de amilase, 23 (71,87%) de carboximetilcelulase, 9 (28,12%) de protease, 6 (18,75%) de xilanase, 8 (25%) de pectinase e nenhum apresentou produção de lipase. Este trabalho evidencia o potencial dos fungos filamentosos isolados dos frutos da macaúba como produtores de exoenzimas hidrolíticas de importância industrial e os resultados podem contribuir para elucidar o papel destes fungos na deterioração de frutos de macaúba durante o processo de coleta, armazenamento e de produção do biodiesel.


Palavras-chave:  Macaúba, Biodiesel, Exoenzimas, Acrocomia aculeata, Fungo