XXI ALAM
Resumo:130-1


Poster (Painel)
130-1Potencial de virulência e perfil de susceptibilidade aos antifúngicos de Candida tropicalis isoladas de pacientes hospitalizados.
Autores:Eliane Martins da Silva Bettega (UEM - Universidade Estadual de Maringá / UEM - Universidade Estadual de Maringá / UEM - Universidade Estadual de Maringá / UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Patrícia de Souza Bonfim de Mendonça (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Flávia Kelly Tobaldini (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Sandra Sayuri Nakamura (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Elaine Sciunit Benites Mansano (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Karina Mayumi Sakita (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Terezinha Inez Estivalet Svidzinski (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Leveduras do gênero Candida têm sido frequentemente relatadas como agentes de infecções oportunistas. Candia albicans é a espécie mais frequente, no entanto, espécies não albicans têm aumentado significativamente. Em nosso meio C. tropicalis é uma das preocupações assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de virulência de C. tropicalis, obtidas de diferentes sítios de colonização ou infecção, de pacientes atendidos em dois hospitais de Maringá-PR no período de 01/08 á 11/12. Foram avaliados 90 isolados clínicos quanto aos parâmetros hidrofobicidade da superfície celular, aderência em microplacas de poliestireno. A hidrofobicidade foi avaliada pela diferença de densidade óptica segundo a afinidade pelo hidrocarboneto n-hexadecano. A capacidade de formar biofilme foi avaliada em placas de poliestireno de 96 poços com leitura feita por densidade óptica em leitora de microplacas. Para determinar o perfil de sensibilidade das leveduras frente a anfotericina, fluconazol e voriconazol, foi empregada a técnica de microdiluição em caldo e a interpretação segundo o documento CLSI M27-A3. Verificamos que 50,52% das amostras são hidrofóbicas e que boa parte das leveduras (48,88%) apresentou forte capacidade de formar biofilme. Os resultados do teste de susceptibilidade aos antifúngicos indicaram que a maioria dos isolados foram sensíveis as drogas testadas, no entanto, frente ao fluconazol uma amostra foi sensível dose-dependente (SDD) e três resistentes. Frente à anfotericina B uma amostra foi SDD, e frente ao voriconazol duas amostras foram SDD e uma resistente, sendo que essas coincidentemente apresentaram resistência ou dose-dependência ao fluconazol. Todas as leveduras que não foram sensíveis, apresentaram alta hidrofobicidade e forte capacidade de formar biofilme. Estes testes auxiliam no entendimento da dinâmica de ação e mecanismos de virulência utilizados por estes micro-organismos. Outros testes estão sendo realizados para ampliar conhecimentos quanto à capacidade de aderência dessas leveduras, bem como a variabilidade intra-espécie detectada tanto quanto ao potencial de virulência quanto á resistência aos antifúngicos.


Palavras-chave:  Biofilmes, Candida tropicalis, Interações Hidrofóbicas e Hidrofílicas, Teste de sensibilidade microbiana