XXI ALAM
Resumo:103-1


Poster (Painel)
103-1FUNGOS DE INTERESSE MÉDICO PRESENTES EM AMBIENTES CLIMATIZADOS DO CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE MACEIÓ – AL
Autores:Elaine Cristina E Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Isabela Oliveira Souza (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Danielle dos Santos Guimarães (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Rita de Cássia Vieira de Almeida Barbosa (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Marcos Antonio Alves dos Santos Junior (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Érika Girlaine Rozendo da Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Silmara de Almeida Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Eurípedes Alves da Silva Filho (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Em ambientes climatizados, o acúmulo de umidade e material orgânico em bandejas, turbinas e serpentinas de condicionadores de ar pode torná-los poderosas fontes dispersoras de bioaerossóis. A habilidade dos fungos em causar doenças parece ser um fenômeno acidental, e estaria associada ao estado imunitário do indivíduo e a sua exposição ambiental. Processos alérgicos como rinite, asma alérgica, sinusite alérgica não invasiva e micoses pulmonares são algumas das manifestações provocadas pela microbiota fúngicas exógena. Este trabalho objetivou isolar e quantificar os principais fungos presentes nos centros cirúrgicos de um hospital em Maceió - AL. A coleta foi realizada por impactação através de amostrador linear do tipo Andersen®, utilizando-se placas de Petri com meio Agar Sabouraud Dextrose acrescido de 50 mg.L-1 de cloranfenicol, em 36 pontos diferentes durante 10 minutos, com o coletor calibrado para 28L.min-1. Os parâmetros temperatura, velocidade do ar, umidade relativa, CO2 e aerodispersóides foram obtidos através de aparelhos eletrônicos multifunção. Após as coletas as placas foram incubadas em estufa a 25ºC por cinco dias. As colônias foram identificadas através de características macro, microscópicas, e por chaves taxonômicas de identificação. Foram obtidas 493 UFC/m³ (28%) como média de dois pontos externos utilizados como controle e 1.299 UFC/m³ (72%) distribuídos nos 34 pontos internos. Destes isolados foram obtidos 53 (14%) UFC/m3 de Acremonium sp, 119 (32%) UFC/m3 de Aspergillus sp, 6 (2%) UFC/m3 de Chaetomium sp, 124 (33%) UFC/m3 de Cladosporium sp, 3 (1%) UFC/m3 de Monilia sp, 9 (3%) UFC/m3 de Mycelia Sterilia, 9 (2%) UFC/m3 de Paecilomyces sp, 45 (12%) UFC/m3 de Penicillium sp, e 3 (1%) UFC/m3 de Trichoderma sp. Dentre os fungos de interesse médico encontrados e relacionados como agente patogênicos, destacam-se as espécies Aspergillus candidus, A. caesiellus, A. fumigatus, A. niger, A. ochraceus, A. sydowii, A. terreus, Cladosporium cladosporioides, Mycelia Sterilia e Paecilomyces variotii. Os fatores físicos e químicos apresentaram não conformidade em 4 dos 34 pontos analisados. A presença de fungos patogênicos reforça a necessidade da implantação do Plano de Manutenção Operação e Controle para cumprir a RE Nº9 ANVISA 2003 de forma a proporcionar um ambiente com menor risco biológico para usuários desses ambientes.


Palavras-chave:  AMBIENTES CLIMATIZADOS, FUNGOS PATOGÊNICOS, PROCESSOS ALÉRGICOS