XXI ALAM
Resumo:102-1


Poster (Painel)
102-1Avaliação microbiológica e análise de rotulagem dos sorvetes comercializados na região metropolitana de Goiânia entre 2010 e 2011.
Autores:Valdirene Maria de Oliveira Neto (LACEN/GO - Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros) ; Écio Neto Vieira (LACEN/GO - Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros) ; Edson Franco de Oliveira (LACEN/GO - Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros) ; Maria Augusta Paschoal Paiva Pereira (LACEN/GO - Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros) ; Rafael Souza Guedes (LACEN/GO - Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros)

Resumo

INTRODUÇÃO Gelados Comestíveis,segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária são produtos elaborados basicamente com leite e ou derivados lácteos e ou outras matérias primas alimentares e nos quais os teores de gordura e ou proteína são total ou parcialmente de origem não láctea. OBJETIVO Avaliar a qualidade dos sorvetes comercializados na região metropolitana de Goiânia,através de análises microbiológicas e de rotulagem. MATERIAL E MÉTODOS Foram coletados pela Vigilância Sanitária de Goiânia 30 amostras de sorvetes no período de abril de 2010 a outubro de 2011.Os procedimentos de coleta,amostragem e análises microbiológicas foram baseados na Resolução RDC Nº 12 de 02/01/2001 da ANVISA e como metodologia de referência foi utilizado o APHA (2001).As análises de rotulagem foram baseadas nas Resoluções RDC Nº 360/2003, RDC Nº 259/2002/ANVISA e na Lei Nº 10674/2003. RESULTADOS E DISCUSSÃO Das 30 amostras analisadas,14(46,7%)foram insatisfatórias e 16(53,3%)foram satisfatórias quanto às análises microbiológicas.Das 14 amostras com resultados insatisfatórios,12 estavam com contagem acima do limite máximo permitido para Coliformes a 45°C,sendo que em uma amostra foi detectado a presença de Escherichia coli,Estafilococos coagulase positiva foi identificado em duas amostras. Nenhuma amostras apresentou a presença de Salmonella spp.A análise de rotulagem foi efetuada em 25 amostras,onde 18 amostras foram insatisfatórias(72%)e 07 satisfatórias(28%.As irregularidades encontradas foram quanto às informações nutricionais,presença ou ausência de glúten,presença ou ausência de corante,nome ou número e função do aditivo e data de validade do produto.Os resultados obtidos para Coliformes a 45°C revelaram uma variação entre 9,3x10 a >1,1x10³NMP/g acima do Valor Máximo Permitido,indicando que as condições higiênico-sanitárias desses produtos são precárias.A enumeração de Estafilococos coagulase positiva demonstrou uma contagem de 2,6x10&weierp4 e 1,6x10&weierp6UFC/g estando os valores acima do estabelecido pela legislação brasileira.É um dado preocupante por ser um micro-organismo capaz de produzir intoxicação alimentar.Por ser de base láctea, deve-se considerar a qualidade do leite utilizado na formulação dos sorvetes. Se a pasteurização da mistura do sorvete não for eficiente,pode ser a origem da contaminação e desenvolvimento microbiano. CONCLUSÃO Baseado nos resultados encontrados sugere-se um maior rigor na pasteurização,controle dos rótulos e intensificação da fiscalização nos locais de produção,armazenamento e transporte dos produtos expostos ao consumo,prevenindo assim,de um potencial risco à saúde da população goianiense.


Palavras-chave:  Microbiológica, Rotulagem, Sorvetes