XXI ALAM
Resumo:95-2


Poster (Painel)
95-2RESISTÊNCIA A AGENTES ANTIMICROBIANOS DE Enterococcus sp e Staphylococcus aureus ISOLADOS DE TECIDO DE OSTRAS COLETADAS EM BANCOS NATURAIS E EM CUTIVOS NO MUNICÍPIO DE CANANÉIA (SP)
Autores:Raphaela Sanches de Oliveira Cristina R. Pereira Ana Julia Fernandes Cardoso de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho")

Resumo

As ostras são moluscos bivalves que filtram a água para a obtenção de alimento e oxigênio, concentrando, desta forma, material em suspensão em seus tecidos, inclusive bactérias resistentes a substâncias antimicrobianas, tais como antibióticos utilizados no tratamento de várias doenças. Exemplares de Crassostrea braziliana foram coletados de bancos naturais e de ostreicultura do município de Cananéia (SP), com o objetivo de avaliar a densidade das bactérias dos gêneros Enterococcus e Staphylococcus em seus tecidos e determinar a resistência a antimicrobianos das cepas isoladas. Para a extração dos microrganismos, 20 g da carne e do líquido intravalvar das ostras forma adicionados a 180 ml de água destilada estéril num liquidificador onde a mistura foi homogeneizada. As densidades de bactérias foram determinadas através da técnica de membrana filtrante utilizando como meios de cultura o Agar mEnterococos e Agar Manitol, para Enterococcus sp e para Staphylococcus aureus respectivamente. Após esse procedimento as placas foram incubadas a 37°C por 24/48 horas. Para os testes de sensibilidade a antimicrobianos foi utilizado o método de disco-difusão proposto por Kirby-Bauer, utilizando o Agar Müller-Hinton e as cepas isoladas foram testadas em relação aos antimicrobianos: amoxicilina + ácido clavulânico, ampicilina, ciprofloxacina, eritromicina, gentamicina, rifampicina, vancomicina, cloranfenicol, cefepima e cefuroxima. Os resultados mostraram uma situação preocupante, pois os microrganismos testados foram sensíveis apenas à ciprofloxacina, dentre todos os antimicrobianos testados. Esse fato pode estar relacionado não só a descarga de esgotos domésticos, mas também à descarga de efluentes altamente seletivos para as bactérias resistentes, tais como hospitais, indústrias, atividades veterinárias e aquicultura, causando um aumento na distribuição de genes bacterianos resistentes. Tendo em vista que as bactérias resistentes, lançadas em ambientes marinhos, através da descarga de efluentes podem contaminar vários tipos de organismos, principalmente os filtradores, e que estes muitas vezes são consumidos como alimento pela população é de suma importância para a saúde pública, o monitoramento das fontes de descarga deste tipo de efluentes.


Palavras-chave:  antimicrobianos, Enterococcus sp, ostras, resistência, Staphylococcus aureus