XXI ALAM
Resumo:90-5


Poster (Painel)
90-5Produção de Celulases de Fungos Filamentosos por Fermentação em Estado Sólido Utilizando Resíduo de Mangaba (Hancornia speciosa Gomes) como Substrato
Autores:Juliana Silva de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lidiane Roberta Cruz da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Julyanna Cordoville Fonseca (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Minelli Albuquerque Sousa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cyndy Mary de Mello Farias (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Odacy Camillo de Souza (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vanilla Mergulhão Alves Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Polyanna Nunes Herculano (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Keila Aparecida Moreira (UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Celulases são enzimas que constituem um complexo capaz de atuar sobre materiais celulósicos, promovendo sua hidrólise. Estas enzimas são biocatalisadores altamente específicos que atuam em sinergia para a liberação de açúcares, dos quais glicose é o que desperta maior interesse industrial, devido à possibilidade de sua conversão em etanol. Materiais gerados pela indústria, além de fonte de matéria orgânica, servem como fonte de proteínas, enzimas e óleos essenciais, passíveis de recuperação e aproveitamento. Esses materiais como o resíduo de mangaba, pode ser uma excelente alternativa para a produção de celulases por fungos filamentosos através da FES. A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é uma frutífera nativa do Brasil, apresenta o fruto do tipo baga, elipsoide ou arredondado, sendo sua polpa bastante apreciada no Brasil. O objetivo deste trabalho foi selecionar a espécie melhor produtora de celulase, utilizando a atividade da endocelulase e exocelulase através da FES, utilizando como substrato resíduo de mangaba. Foram avaliadas 15 espécies de Penicillium e 15 de Aspergillus preservadas na Micoteca URM. O resíduo foi lavado com água destilada e seco em estufa a 55ºC. Em frascos de Erlenmeyers de 125 mL foram adicionados 5 g de resíduo de mangaba e 5 mL de solução de sais. Os frascos foram inoculados com uma suspensão de esporos na concentração 5x108 esporos/mL e incubados a 30°C em estufa BOD por 120 horas. A atividade FPase foi ensaiada por incubação de 1 ml do solução de enzima convenientemente diluída com tampão de citrato (50 mM, pH 5,0) contendo Whatman n. 1 papel de filtro (50 mg, 1 × 6 cm) em um tubo de ensaio. A mistura de reação foi incubada a 50 ° C durante 60 min. A atividade CMCase foi realizada na mistura de reação total de 1 mL contendo 0,5 mL da enzima diluída e 0,5 mL de 1% (w/v) de solução de CMC em tampão de citrato (50 mM, pH 5,0). Esta mistura foi incubada a 50 °C durante 30 min. Uma unidade de atividade da enzima foi definida como a quantidade de enzima necessária para libertar 1 umol de glucose ou p-nitrofenol a partir dos substratos apropriados por minuto, e foi expresso como U/mL. O fungo Aspergillus ocharceus obteve atividade FPase de 7,76 U/mL e CMCase de 2,27 U/mL, sendo o melhor produtor de celulase através de FFS utilizando o resíduo de mangaba como substrato. Agradecimento as agências de fomento CNPq, FACEPE e Finep.


Palavras-chave:  Complexo celulolítico, Micoteca URM, Produção enzimática, Aspergillus, Penicllium