XXI ALAM
Resumo:90-4


Poster (Painel)
90-4SELEÇÃO DE ESPÉCIES DE Penicillium e Aspergillus QUANTO A PRODUÇÃO DE TANASE UTILIZANDO FOLHAS E RESÍDUO DE MANGABA (Hancornia speciosa GOMES)
Autores:Juliana Siva de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lidiane Roberta Cruz da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Julyanna Cordoville Fonseca (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Minelli Albuquerque Sousa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cyndy Mary de Mello Farias (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Odacy Camillo de Souza (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vanilla Mergulhão Alves Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Keila Aparecida Moreira (UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Plantas, animais e micro-organismos podem produzir tanase, entretanto espécies de Aspergillus e Penicillium são relatadas por produzirem altas concentrações desta enzima, sendo Aspergillus considerado o gênero melhor produtor, seguido por Penicillium. Os taninos ocorrem em uma ampla variedade de vegetais, podendo ser encontrados nas raízes, na casca, nas folhas, nos frutos, nas sementes e na seiva. A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é uma frutífera nativa do Brasil , possui taninos na folhas , frutos e sementes. Foram utilizadas 15 espécies de Penicillium e 15 de Aspergillus preservadas na Micoteca URM. As folhas da mangabeira foram coletadas em região de Mata Atlântica no Município de Jaboatão dos Guararapes, PE e o resíduo de mangaba procedente de empresa produtora de polpa de frutas em Recife-PE. As folhas e o resíduo foram lavados com água destilada e seco em estufa a 55ºC. Em frascos de Erlenmeyers de 125 mL foram adicionados 5 g de folhas da mangabeira ou de resíduo e 5 mL de solução de sais na com adição de 4% de ácido tânico. Os frascos foram inoculados com uma suspensão de esporos na concentração 5x108 esporos/mL e incubados a 30°C em estufa BOD por 120 horas. A enzima bruta do material fermentado foi extraída por filtração, sendo uma unidade de atividade de tanase foi definida como a quantidade de ácido tânico hidrolizado por 1 ml da enzima por minuto de reação. A leitura foi feita através de um espectrômetro a 520 nm. A produção de tanase pelas espécies de Aspergillus e Penicillium variou em relação aos substratos. Penicillium digitatum URM 6216 foi o melhor produtor de tanase no substrato folha da mangabeira com 0,95 U/mL, entretanto, resíduo de mangaba a produção de tanase foi bastante inferior com 0,17 U/mL. As demais espécies apresentaram atividade menor de 0,95 U/mL. Dentre as espécies analisadas, P. digitatum URM 6216 está sendo indicado para estudos posteriores de otimização da produção de tanase através da fermentação sólida utilizando o substrato de folha de mangabeira. Diferentemente da literatura apresentada, o gênero Penicillium apresentou-se melhor produtor de tanase quando comparado ao gênero Aspergillus. Agradecimento as agências de fomento CNPq, FACEPE, FINEP e a PROPESQ/UFPE.


Palavras-chave:  Extração enzimática, Fungo filamentoso, Micoteca URM, Taninos