XXI ALAM
Resumo:90-3


Poster (Painel)
90-3Seleção de espécies de Penicillium quanto a produção de tanase por fermentação em estado sólido utilizando folhas de pitangueira (Eugenia uniflora l.) como substrato
Autores:Juliana Silva de Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lidiane Roberta Cruz da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Julyanna Cordoville Fonseca (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Minelli Albuquerque Sousa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cyndy Mary de Mello Farias (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Odacy Camillo de Souza (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vanilla Mergulhão Alves Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Keila Aparecida Moreira (UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Espécies de Penicillium são de extrema relevância na natureza, pois são encontradas com muita facilidade no solo, sobre serrapilheira, em ambientes úmidos, secos, etc., atuando ativamente na reciclagem da matéria orgânica. Diferentes estudos apontam que microrganismos de solo produtores de tanase desempenham papel ativo na decomposição e reciclagem de materiais vegetais ricos em taninos. Estes ocorrem em uma ampla variedade de vegetais, podendo ser encontrados nas raízes, na casca, nas folhas, nos frutos, nas sementes e na seiva. Atuam como parte do mecanismo de defesa dos vegetais contra microrganismos, herbívoros e condições ambientais hostis. Folhas de vegetais ricas em taninos têm sido utilizadas como substratos indutores para produção de tanase por fungos filamentosos através de Fermentação em Estado Sólido (FES). O objetivo deste trabalho foi selecionar uma espécie de Penicillium produtora de tanase, através de FES, utilizando folhas de pitangueira (Eugenia uniflora L.) como substrato. Foram utilizadas 20 espécies de Penicillium isoladas do solo de área de Caatinga e Mata Atlântica de Pernambuco, preservadas na Micoteca URM. As folhas foram coletadas em região de Mata Atlântica no Município de Jaboatão dos Guararapes, PE, sendo em seguida lavadas com água destilada e secas em estufa a 55ºC por 72 horas. Em frascos de Erlenmeyers de 125 mL foram adicionados 5 g de folhas previamente tratadas e 5 mL de solução de sais com adição de 4% de ácido tânico. Os frascos foram inoculados com uma suspensão de esporos na concentração 5x108 esporos/mL e incubados a 30°C em estufa BOD. A enzima bruta do material fermentado foi extraída por filtração, sendo uma unidade de atividade de tanase definida como a quantidade de ácido tânico hidrolizado por 1 ml da enzima por minuto de reação. Todas as espécies testadas produziram tanase, entretanto P. lanosum foi o melhor produtor com 1,07 U/mL de tanase, apesar do resultado ter sido menor quando comparados na literatura, está sendo selecionado para estudos posteriores de otimização da produção da enzima através de FES, para o melhoramento do rendimento da produção desta enzima. Agradecimento as agências de fomento CNPq, FACEPE, FINEP e a PROPESQ/UFPE.


Palavras-chave:  Extração enzimática, Fungo filamentoso, Micoteca URM, Substrato vegetal, Taninos