XXI ALAM
Resumo:63-3


Poster (Painel)
63-3SELEÇÃO DA FONTE DE NITROGÊNIO PARA PRODUÇÃO DE ÁCIDO CLAVULÂNICO POR ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DE LÍQUENS DA REGIÃO AMAZÔNICA
Autores:Márcia Nieves Carneiro da Cunha (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Vanessa Régia Francisco Couto (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBU) ; Kessia Porfírio da Silva Souza (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Camila Souza Porto (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Tatiana Souza Porto (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADEMICA DE GARANHUNS-UFRPE) ; Ana Lucia Figueiredo Porto (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

O ácido clavulânico (AC) é um antibiótico com baixa atividade antimicrobiana intrínseca, no entanto a similaridade com a estrutura química dos β-lactâmicos faz com que a sua molécula atue como inibidor competitivo das β-lactamases, tendo assim sua utilização clínica sempre ocorre em associação com outros antibióticos. Para a produção de acido clavulânico diversos estudos avaliam o uso de fontes de nitrogênio alternativas, principalmente os derivados de soja, os quais são utilizados devido a excelente qualidade do substrato, bem como pela redução dos custos do meio de cultura. O objetivo deste estudo foi selecionar a melhor fonte de nitrogênio para a produção de ácido clavulânico (AC) por Streptomyces sp DPUA 1542 e Nocardia sp DPUA 1571 isolados de liquens da Região Amazônica. Para a seleção da fonte de nitrogênio foi utilizado um meio de cultura base composto por (g/L): glicerol 1,0; extrato de malte 1,0; extrato de levedura 0,1; K2HPO4 0,12; MnCl2.4H2O 0,001; FeSO4.7H2O 0,001; ZnSO4.7H2O 0,001 e tampão ácido 3-(N-morfolino) propanesulfônico (MOPS) 21 em pH 6,8. O meio foi ainda suplementado com farinha de soja (meio 1), extrato de soja (meio 2) ou milhocina (meio 3) em Erlenmeyers de 250mL contendo 50mL de meio de cultivo, sob agitação a 200 rpm e 28˚C para a produção do AC. Os resultados mostraram que a melhor produção de ácido clavulânico ocorreu após 120h de cultivo utilizando como fonte de nitrogênio a farinha de soja (23,44 mg/L) seguido da milhocina, pelo Streptomyces sp. DPUA 1542. O extrato de soja não proporcionou a produção de AC por este micro-organismo. Na produção de AC por Nocardia sp. DPUA 1571 a melhor fonte de nitrogênio foi o extrato de soja, com 35mg/L de AC após 144h de cultivo, seguido da farinha de soja e milhocina ambas com 10mg/L de AC. A partir dos resultados obtidos podemos concluir que o uso de derivados de soja como fonte de nitrogênio para a produção de ácido clavulânico é uma alternativa viável e de baixo custo, favorecendo sua aplicação para produção industrial.


Palavras-chave:  Streptomyces, Nocardia, Ácido clavulânico, Fonte de Nitrogenio