XXI ALAM
Resumo:61-1


Poster (Painel)
61-1Avaliação da cinética de oxidação do íon ferroso do consórcio obtido a partir de minério contendo ouro de Alta Floresta-MT.
Autores:Mariana Araújo Costa (UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA) ; Paulo Teixeira Lacava (UNIFAL-MG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS) ; Denise Bevilaqua (UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)

Resumo

A biolixiviação é um processo que utiliza micro-organismos para recuperar metais a partir de minérios, especialmente minérios sulfetados. Nos ambientes de minas são encontradas bactérias acidófilas, quimiolitotróficas. O gênero Acidithiobacillus é comumente encontrado em tais locais, com destaque para Acidithiobacillus ferrooxidans, uma espécie gram-negativa, capaz de utilizar como fonte de energia o ferro II e compostos reduzidos de enxofre como sulfetos minerais. Assim, os estudos para maior compreensão dos consórcios naturais contribuem para aumentar a eficiência dos processos de biolixiviação através de consórcios compostos por organismos selecionados. A partir do minério contendo ouro de Alta Floresta-MT foram realizados ensaios para obtenção de consórcios enriquecidos em meio contendo Fe2+ como fonte de energia. O consórcio obtido foi submetido à avaliação do consumo de oxigênio durante a oxidação do íon ferroso através de ensaios de respirometria e foi avaliado quanto sua capacidade de oxidar o Fe2+. Os dados obtidos foram comparados com a linhagem padrão At. ferrooxidans LR. Apesar de fornecer parâmetros favoráveis para a atividade metabólica, os ensaios respirométricos do consórcio não apresentaram consumo de oxigênio significativo. No ensaio de cinética o consórcio consumiu sua fonte de energia (Fe2+) após 50 horas mais lentamente que a linhagem At. ferrooxidans LR (40 horas). A presença de uma longa fase “lag” pode ser explicada por uma dificuldade de adaptação destas perante a população total. Assim, os ensaios de respirometria e cinética de oxidação dos íons ferrosos demonstraram uma baixa representatividade da população com capacidade de oxidar o Fe2+ e possível presença de organismos com capacidade de inibir o crescimento inicial do consórcio natural obtido. A fim de observarmos a atividade das bactérias oxidantes de ferro, um enriquecimento posterior deverá ser realizado.


Palavras-chave:  Consórcio, Íons ferrosos, Biolixiviação