XXI ALAM
Resumo:51-2


Poster (Painel)
51-2EFEITO DOS INIBIDORES DE FOLATO SOBRE O CRESCIMENTO, SENSIBILIDADE A ANTIFÚNGICOS E FATORES DE VIRULÊNCIA DE CEPAS DO COMPLEXO Cryptococcus neoformans
Autores:Carlos Eduardo Cordeiro Teixeira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Charles Ielpo Mourão (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Ramila de Brito Macedo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; George Candido Nogueira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; José Júlio Costa Sidrim (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Marcos Fábio Gadelha Rocha (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Débora de Souza Collares Maia Castelo-branco (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Manoel Paiva de Araujo Neto (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Rossana de Aguiar Cordeiro (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A criptococose é uma micose sistêmica de caráter oportunista causada principalmente pela inalação de propágulos fúngicos das espécies Cryptococcus gattii e C. neoformans em suas duas variedades, var. grubbi e var. neoformans, cuja patogenicidade se baseia na expressão de fatores de virulência, diretamente envolvidos no estabelecimento e manutenção da infecção, estando relacionados à produção de cápsula, melanina, lipases, proteases e urease, além da formação de biofilme. O arsenal antifúngico disponível para o tratamento da criptococose atualmente é limitado e restrito a poucas classes de drogas, o que gera a necessidade da realização de estudos de prospecção de novas drogas antifúngicas e a descoberta de novos alvos moleculares em Cryptococcus. Nos últimos anos, diversos estudos têm mostrado o potencial antifúngico de drogas inibidoras da síntese do ácido fólico em fungos patogênicos, e diante disso, propomos investigar, in vitro, os efeitos de inibidores de folato em C. neoformans e C. gattii, avaliando a ação dessas drogas sobre a sensibilidade, sensibilidade antifúngica e produção de fatores de virulência. Para tanto, foi analisado o perfil de sensibilidade antifúngica de cepas de C. gattii (n=15) e C. neoformans (n=15) frente à combinações de Sulfametoxazol-Trimetoprim e Sulfadiazina-Pirimetamina, bem como seu perfil de resistência à drogas antifúngicas. Adicionalmente, investigamos o efeito dos inibidores de folato sobre a produção de fatores de virulência e formação de biofilme nas cepas de C. gattii (n=7) e C. neoformans (n=7) estudadas. Foram realizadas também coletas ambientais visando investigar possíveis nichos ecológicos preferenciais de cepas de Cryptococcus na cidade de Fortaleza e região metropolitana. Todas as cepas testadas foram sensíveis à ação inibitória das drogas testadas, porém não demonstraram efeitos significantes sobre os fatores de virulência, exceto a formação de biofilme. Assim, acreditamos que os resultados desse estudo podem contribuir para uma maior compreensão acerca do potencial antifúngico dos inibidores de folato sobre espécies de Cryptococcus.


Palavras-chave:  INIBIDORES, FOLATO, SENSIBILIDADE, VIRULÊNCIA, Cryptococcus neoformans