XXI ALAM
Resumo:26-1


Poster (Painel)
26-1COMPARAÇÃO DA COMUNIDADE MICROBIANA ENVOLVIDA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA TÊXTIL EM SISTEMAS COMBINADOS POR REATORES ANAERÓBIOS E AERÓBIOS.
Autores:Júlia Freitas (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Bruno Baeta (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Sergio Aquino (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Silvana Queiroz (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo

A indústria têxtil é um setor com grande ascensão na economia brasileira e mundial e como consequência de sua amplificação grandes volumes de efluentes são gerados. Efluentes de indústrias têxteis podem ser ricos em compostos de estruturas complexas e tóxicos e assim apresentam um elevado potencial de degradação do meio ambiente e por isso necessitam de tratamento para remoção de seus poluentes. O principal objetivo deste trabalho foi comparar a estrutura da comunidade microbiana presente em dois sistemas de tratamento biológico, cada um composto por um reator anaeróbio seguido de um reator aeróbio e ambos alimentados com efluente têxtil real. A diferença entre os dois sistemas consistia na presença de uma membrana submersa (reator anaeróbio R1) e carvão ativado (reator anaeróbio R2) em seu interior. A estrutura da comunidade microbiana nos reatores foi investigada por meio da técnica PCR-DGGE (polimerase chain reaction – denaturing gradient of gel electrophoresis) utilizando os iniciadores universais para os domínios Bacteria e Archaea. A análise do perfil de bandas do DGGE para o domínio Bacteria revelou elevada similaridade entre os reatores anaeróbios R1 e R2 sugerindo que a presença de membrana ou de carvão no interior do reator teve pouco efeito na comunidade bacteriana anaeróbia predominante. No entanto os perfis dos dois reatores aeróbios que recebiam os efluentes do R1 e R2 foram bastante diferentes, sendo o segundo o mais diverso com aproximadamente 11 bandas distintas e destas a maioria exclusiva deste reator. Os resultados sugerem que a adição de membrana ou carvão nos reatores anaeróbios teve pouca influência na seleção da biomassa bacteriana, apesar do carvão ter proporcionado a melhor eficiência de tratamento provavelmente devido a adsorção de subprodutos da degradação anaeróbia. Acredita-se que a presença diversificada de bactérias no reator aeróbio do R2 tenha sido favorecida pela diferença na qualidade do efluente anaeróbio. O seqüenciamento das bandas levará a identificação dos grupos bacterianos predominantes em ambos os sistemas, e aliado aos parâmetros de eficiência e caracterização físico-química, proporcionará um melhor entendimento do papel dos microrganismos durante o tratamento de efluente de indústria têxtil sob condições anaeróbias /aeróbias.


Palavras-chave:  reator anaeróbio/aeróbio, efluente têxtil, corantes, diversidade microbiana