XXI ALAM
Resumo:11-3


Poster (Painel)
11-3Produção de lipase por Bacillus subtilis (UCP 0999)utilizando meios econômicos contendo resíduos da indústria alimentícia
Autores:Danyelle Khadydja Felix dos Santos (MDPA-UNICAP - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais) ; Daniela Silva Gomes (MDPA-UNICAP - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais) ; Edson Rodrigues Vieira (MDPA-UNICAP - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais) ; Katarina Botelho de Melo Nascimento (MDPA-UNICAP - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais) ; Eliane Cardoso Vasconcelos (NPCIAMB/UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais) ; Carlos Alberto Alves da Silva (NPCIAMB/UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais)

Resumo

As enzimas microbianas vêm sendo produzidas e empregadas em grande quantidade nas últimas décadas, devido ao grande número de vantagens que apresentam frente às de origem animal e vegetal. As lipases (triacilglicerol acilhidrolases E.C. 3.1.1.3) são enzimas que catalisam a hidrólise total ou parcial de triacilglicerol (TAG) fornecendo diacilglicerol (DAG), monoacilglicerol (MAG), glicerol e ácidos graxos livres. Estas enzimas apresentam a capacidade de agir apenas na interface óleo/água e são empregadas na produção de fármacos, cosméticos, detergentes e alimentos. Os micro-organismos produtores de lipases podem ser cultivados em resíduos industriais visando à produção de enzimas. O reaproveitamento desses resíduos em fermentação submersa em cultivos de micro-organismos tem causado a diminuição da poluição ou impactos ambientais, além de viabilizar o desenvolvimento de tecnologia na produção de enzimas. Neste trabalho, foram realizados estudos para elaboração de meios econômicos para produção de lípase por Bacillus subtilis (UCP 0999) utilizando resíduo de sorvete e óleo pós-fritura, através de um planejamento fatorial de 23, contendo 12 ensaios. A produção da enzima no meio controle e nos meios alternativos ocorreu em agitador orbital a 150 rpm, 28 °C, 120 horas. O meio controle apresentava como indutor da produção da enzima, o tween 80, enquanto os meios alternativos apresentavam diferentes quantidades de resíduo de sorvete e óleo de fritura de acordo com o planejamento fatorial utilizado. Os resultados obtidos indicaram que os ensaios 3, 5 e 6 obtiveram os melhores resultados de produtividade, 23 U/L, 3.9 U/L e 13 U/L, respectivamente. O ensaio 3, o qual obteve a produtividade máxima, foi cultivado em pH 4 e continha caldo nutritivo, NaNO3 0,1% e resíduo de sorvete 10%, utilizado como indutor e fonte de carbono. Nos outros ensaios, foi possível observar que a adição dos dois resíduos concomitantemente ao meio de cultivo, não foi considerada favorável para a produção da enzima. Esses resultados evidenciam que a utilização de resíduos oriundos da indústria de alimentos apresenta um elevado potencial na formulação de meios para produção de bioprodutos microbianos.


Palavras-chave:  resíduos alimentares, produção enzimas, Bacillus subtilis