27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1163-1


Poster (Painel)
1163-1DE NOVO DOENTE NA PRAIA? - APLICAÇÃO DO USO E DA CRIAÇÃO DO DESENHO PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA.
Autores:Loyolla, A. K. (PUC-CAMPINAS - Pontífícia Universidade Católica de Campinas) ; Stelato, M. M. (PUC-CAMPINAS - Pontífícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

O desenho é uma linguagem visual antiga que continua a ser muito utilizada e tem grande destaque na sociedade atual. Ao longo dos séculos seu uso no ensino acabou sendo considerado como uma atividade marginal e sem importância, porém com o avanço das pesquisas e a formação de uma cultura basicamente visual as imagens vêm ganhando espaço nas instituições de ensino e, a ilustração científica e a didática estão voltando a ser aplicadas em metodologias de ensino. O objetivo desse estudo foi produzir desenho como linguagem visual que dinamiza o processo de ensino aprendizagem para a Microbiologia. Para isso foram feitas pesquisas em bases de dados de diversas áreas, sobre como as imagens auxiliam o ensino, para posteriormente aplicar em microbiologia e, escolheu-se o tema: Micro-organismos de veiculação hídrica. Dada às potencialidades do uso e da criação do desenho, foi criada uma história em quadrinho chamada ”De Novo Doente na Praia?”, a qual pode ser utilizada para o ensino fundamental e médio. Na educação há uma grande diversidade de perspectivas sobre como as imagens podem ser aplicadas. Algumas pesquisas mostram que além de estarmos vivendo em uma cultura visual, nosso cérebro trabalha a partir da formação de diversos tipos de imagens. O desenho faz parte desse conjunto de imagens, trabalhando a imagem visual (real ou não) com vários tipos de memórias cognitivas, pois é a memória que mantém as informações guardadas até que sejam evocadas. Outras pesquisas enfatizam a relação da imagem no ensino como metodologia que relaciona diversos universos simbólicos e culturais. Nessa metodologia estão inclusas as histórias em quadrinhos, as tirinhas, os mangás, a ilustração científica e a charge, todas importantes para o ensino por tornar o estudo mais prazeroso, integrar a ciência à cultura do aluno e ser um recurso visual amplamente usado nos recursos de comunicação em massa.