Resumos

Área: Ensino


 203-2 - A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA ATRAVÉS DO ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PRODUTOS NATURAIS
Claudiane Ribeiro Machado (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Luana Passos Cruz (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 709
Palavras-chave:  BACTÉRIAS, MÉTODOS DE ENSINO, SAÚDE, TESTE DE DIFUSÃO EM DISCO
[Trabalho]



 596-2 - ANTISSETIC ANALYSIS ON THE MICROBIOTA OF STUDENTS’ HANDS IN THE FOOD ENGINEERING COURSE OF THE STATE UNIVERSITY OF MARINGÁ, PR.
Juliana Bueno Ruiz (UEM - Universidade Estadual De Maringá) ; Juliana Scanavacca (UEM - Universidade Estadual De Maringá)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 689
Palavras-chave:  microorganisms, antiseptics, teaching practice
[Trabalho]



 776-2 - BLENDED LEARNING OF MICROBIOLOGY APPLIED IN THE 2ND. YEAR OF TECHNICAL HIGH SCHOOL INTEGRATED IN BUSINESS ADMINISTRATION OF THE FEDERAL INSTITUTE OF SÃO PAULO, CAMPUS SOROCABA.
Alexandre La Luna (USP - Universidade de São Paulo) ; Bárbara Rodrigues Cintra Armellini (USP - Universidade de São Paulo) ; Vanessa Bueris (USP - Universidade de São Paulo) ; Suellen da Silva Gomes Herbster (USP - Universidade de São Paulo) ; Gaby Soares Scheunemann (USP - Universidade de São Paulo) ; Bruna Nakanishi Fortes (USP - Universidade de São Paulo) ; Patrícia Alessandra Yuri Ueda (USP - Universidade de São Paulo) ; Alda Maria Backx Noronha Madeira (USP - Universidade de São Paulo) ; Rita de Cássia Café Ferreira (USP - Universidade de São Paulo)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 699
Palavras-chave:  Blended Learning, Diffusion, Facebook®, High School, Microorganisms
[Trabalho]



 849-2 - CASE STUDY OF TEACHING IN BIOINFORMATICS AND EVALUATION OF A LOW COST COMPUTATIONAL SERVER FOR PROCESSING SHORT READS
Ronilson Santos dos Santos (UFRA - Federal Rural University of Amazonia) ; Marcos da Costa Vaz (UFRA - Federal Rural University of Amazonia) ; Mônica Silva de Oliveira (UFPA - Federal University of Pará) ; Adonney Allan de Oliveira Veras (UFPA - Federal University of Pará) ; Jorianne Thyeska Castro Alves (UEPA - Pará State University) ; Pablo Henrique Caracciolo Gomes de Sá (UFRA - Federal Rural University of Amazonia)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 705
Palavras-chave:  Bioinformatics, Education, NGS, Reads, Sequencing
[Trabalho]



 1155-1 - DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL DIDACTIC KIT FOR THE TEACHING OF MICROBIOLOGY IN SCHOOLS OF BASIC EDUCATION
Jeferson Geison de Almeida (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, CAMPUS GOV. VALADARES) ; Fábio Alessandro Pieri (UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, CAMPUS GOV. VALADARES)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 691
Palavras-chave:  abscence os laboratory, Biology study, microbiology, practical classes, eaching-learning strategies
[Trabalho]



 1432-1 - FACEBOOK AS A TEACHING-LEARNING TOOL FOR UNDERGRADUATES
Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos Santos (UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas, USP - Universidade de São Paulo) ; Rita de Cássia Café Ferreira (USP - Universidade de São Paulo) ; Ana Carolina Ramos Moreno (USP - Universidade de São Paulo)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 703
Palavras-chave:  Microbiology education, social media, graduation
[Trabalho]



 1054-2 - FROM THE SCRIPT TO THE HEADSET: MICROBIANDO PODCAST AS A TEACHING-LEARNING TOOL FOR UNDERGRADUATE STUDENTS IN MICROBIOLOGY AND IMMUNOLOGY
Gabriel Martins Alves de Freitas (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vitoria Fernanda do Rosário Garcia (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Matheus da Costa Apolinário (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Isabela Nelvo Esteves (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Sidclay Silva de Lyra (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Amanda Vieira Araujo Alves (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Juliana Echevarria Neves Lima (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ana Carolina Oliveira (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Rosana Barreto Rocha Ferreira (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Leandro Araujo Lobo (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 701
Palavras-chave:  Podcast, teaching, science dissemination, science communication
[Trabalho]



 1443-1 - I'M ALSO A SCIENTIST: HANDS-ON ABOUT HANDS HYGIENE
Liliana Berté Fontana (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Jéssica Maria Amaral de Souza (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Letícia Rodrigues Ferreira (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 693
Palavras-chave:  laboratory, microorganisms, schools, teaching
[Trabalho]



 1148-1 - INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICTS) IN MICROBIOLOGY TEACHING: CHLAMYDIA SP. IN #ADOTE PROJECT.
Victor Samuel Hasten Reiter (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Bárbara Rodrigues Cintra Armellini (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Ana Carolina Ramos Moreno (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Cassio Kengi Hayashida Hernandes (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Marco Aurelio Floriano Piantola (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Kelly Ishida (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Robson Francisco de Souza (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Rita de Cássia Café Ferreira (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 698
Palavras-chave:  Active learning, Chlamydia, ICTs, Scientific divulgation
[Trabalho]



 262-2 - I’M ALSO A SCIENTIST: HANDS-ON ABOUT HANDS HYGIENE
Terimar Ruoso Moresco (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Liliana Berté Fontana (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Jéssica Maria Amaral de Souza (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Letícia Rodrigues Ferreira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 690
Palavras-chave:  microorganisms, laboratory, schools, teaching
[Trabalho]



 978-1 - LEARNING ENHANCING BOARD GAMES FOR HIGH SCHOOL EDUCATION IN MICROBIOLOGY AND PARASITOLOGY
Daffiny Sumam de Oliveira (USP - Universidade de São Paulo) ; Alisson Pinto de Almeida (USP - Universidade de São Paulo) ; Alicia Morais Tamais (USP - Universidade de São Paulo) ; Victor Samuel Hasten Reiter (USP - Universidade de São Paulo) ; Bárbara Rodrigues Cintra Armellini (USP - Universidade de São Paulo) ; Alexandre La Luna (USP - Universidade de São Paulo) ; Flávio Krzyzanowski Júnior (USP - Universidade de São Paulo) ; Rita de Cássia Café Ferreira (USP - Universidade de São Paulo)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 706
Palavras-chave:  board game, Learning tools, knowledge acquisition
[Trabalho]



 1671-1 - METHODS OF APPROACH AND PRACTICE OF THE CONTENTS OF BIOLOGY OF MICRORGANISMS IN THE COURSE OF LICENSING IN BIOLOGICAL SCIENCES OF THE EDUCATIONAL UNIT PENEDO/AL
Michele Verissimo dos Santos (UFAL - UE PENEDO - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Ana Paula de Almeida Portela da Silva (UFAL - UE PENEDO - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 713
Palavras-chave:  Home Culture Medium, Mental map, Microbiology Teaching
[Trabalho]



 791-2 - MICROBIOLOGY IN MIDDLE SCHOOL: PORTRAIT OF THE SCHOOLS OF THE SERTÃO DO SÃO FRANCISCO FIELD
Glória Maria Pinto Coelho (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco) ; Jéssica Ingrid dos Santos Moura (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco) ; Renata de Farias Silva Souza (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco) ; Mateus Matiuzzi da Costa (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 715
Palavras-chave:  Biology teaching, Field schools, Microorganisms
[Trabalho]



 619-1 - MICROBIOLOGY IN SECONDARY EDUCATION: PERCEPTION OF STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL IN STATE OF PARAIBA
Érica de Farias Dantas (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Allan Bezerra de Oliveira (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Victoria de Farias Paulino (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Rosália Severo de Medeiros (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Didática em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 685
Palavras-chave:  Health, Knowledge, Learn, Microorganisms
[Trabalho]



 1182-2 - MICROBIOLOGY PRACTICES: THE CONSTRUCTION OF A LINK BETWEEN UNIVERSITY AND SCHOOL
Luiz Carlos Francelino Silva Junior (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Walter Gonçalves de Queiroz Júnior (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Rafhaella Albuquerque Feitosa (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Aldenyeslle Rodrigues de Albuquerque (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Fernando Muniz de Souza (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Eduardo Fernando Oliveira (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Euclides José Oliveira da Cunha (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Aline Cavalcante Queiroz (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Alysson Wagner Fernandes Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 708
Palavras-chave:  High school, Experimental activities, Active learning
[Trabalho]



 1281-1 - MICROBIOLOGY TEACHING IN BASIC EDUCATION: INVESTIGATION OF THE EFFECTIVENESS OF AN EXPERIMENTAL DIDACTIC SEQUENCE IN STUDENTS' LEARNING
Juliana Martins Marteleto Novo (CIEP 410 - CIEP Patricia R. Galvão - PAGU, UFRJ- POLO XERÉM - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica de Biologia) ; Danielle Pereira Cavalcanti (INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, UFRJ- POLO XERÉM - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica de Biologia)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 687
Palavras-chave:  Experimental activities, microorganisms, Biology education, Science education
[Trabalho]



 1114-2 - MICROZINHANDO: USING COOKING TO TEACH MICROBIOLOGY
Frederico Carvalho de Moraes (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; João Vítor de Oliveira Barreto (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Igor de Almeida Rodrigues (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mariana Costa Monteiro (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mateus Gomes de Godoy (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Liliane Maria Messias Machado (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Ana Maria Mazotto de Almeida (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 719
Palavras-chave:  Microbiology, Health, Education, Food, Culinary
[Trabalho]



 1103-1 - PERCEPTION OF NURSING UNDERGRADUATE STUDENTS ABOUT THE HEALTH CARE-ASSOCIATED INFECTIONS
Thaís Moura de Ataídes (IESGO - INSTITUTO SUPERIOR DE GOIAS) ; Lívia Alves Corrêa (IESGO - INSTITUTO SUPERIOR DE GOIAS) ; Antonia Bruna Gomes da Silva (IESGO - INSTITUTO SUPERIOR DE GOIAS) ; Laríssa Lena Luciano Santos Costa (IESGO - INSTITUTO SUPERIOR DE GOIAS) ; João Vieira de Sousa Neto (IESGO - INSTITUTO SUPERIOR DE GOIAS) ; Heliara Maria Spina Canela (IESGO - INSTITUTO SUPERIOR DE GOIAS, UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 711
Palavras-chave:  education, health care-associated infections, nursing, prevention
[Trabalho]



 270-1 - PERFORMANCE IN GENERAL KNOWLEDGE AS A PREDICTION OF SPECIFIC PERFORMANCE.
Alexandre Lourenço ((FMJ) - Faculdade de Medicina de Jundiaí, UNIP - Universidade Paulista, UNISA - Universidade de Santo Amaro, UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista) ; Valdecir Marvulle (UFABC - Universidade Federal do ABC)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Didática em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 684
Palavras-chave:  performance indicator, performance prediction, testing
[Trabalho]



 481-2 - PLAYING AND LEARNING: THE USE OF THE "MICROBIAL BINGO" AS A STRATEGY FOR TEACHING-LEARNING MICROBIOLOGY
Alyne Barbosa Brito (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Isa Carolina Gomes Felix (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Romildo Dias de Melo Neto (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Brenda Emily Dias Tavares (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Tatiana Farias de Oliveira (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Lucas de Almeida Silva (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; João Victor Magalhães Roque Lima (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Aline Cavalcanti de Queiroz (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Alysson Wagner Fernandes Duarte (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 718
Palavras-chave:  Gamification, Children education, Experimental activities
[Trabalho]



 1370-1 - PRODUCTION OF PROJECT IN THE FOOD MICROBIOLOGY DISCIPLINE: EXPERIENCE REPORT AND STUDENT PERCEPTION
Morgana Maria de Oliveira Barboza (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, PITÁGORAS - FACULDADE PITÁGORAS) ; Késia Veras Costa Ribeiro (PITÁGORAS - FACULDADE PITÁGORAS) ; Emanuela da Silva Araújo (PITÁGORAS - FACULDADE PITÁGORAS) ; Vinícius Pereira Uchoa (PITÁGORAS - FACULDADE PITÁGORAS) ; Marília Gabriela Santos Silva (PITÁGORAS - FACULDADE PITÁGORAS)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 688
Palavras-chave:  Food Microbiology, LearningLearning, Project Development
[Trabalho]



 1374-1 - PROMOTING FOOD SAFETY AT SCHOOL BY MICROBIOLOGY PRACTICES TO SCHOOL LUNCH LADIES
Bruna Carolina Gonçalves (UEL - STATE UNIVERSITY OF LONDRINA) ; Natália Belebecha Terezo (UEL - STATE UNIVERSITY OF LONDRINA) ; Clísia Mara Carreira (UEL - STATE UNIVERSITY OF LONDRINA) ; Gerson Nakazato (UEL - STATE UNIVERSITY OF LONDRINA) ; Renata Katsuko Takayama Kobayashi (UEL - STATE UNIVERSITY OF LONDRINA)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 692
Palavras-chave:  Food, foodborne diseases, food handler, microbiology
[Trabalho]



 1504-2 - REAL LAB DAY, A SCIENTIFIC HANDS-ON ACTIVITY TO ENHANCE EDUCATION IN MICROBIOLOGY: FOCUSING ON SALMONELLA, ESCHERICHIA COLI AND PSEUDOMONAS
Ana Carolina Ramos Moreno (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Luiz Gustavo de Almeida (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Vanessa Bueris (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Marco Aurelio Floriano Piantola (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Rita de Cássia Café Ferreira (ICB - USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 717
Palavras-chave:  Microbiologia, Ensino-híbrido, Salmonella, Escherichia coli, Paeudomonas
[Trabalho]



 389-2 - TEACHING OF OPTICAL MICROSCOPY FOR STUDENTS OF THE FIRST SEMESTER OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES
Hermanna Vanesca Viana de Oliveira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Édila Dalmaso Coswosk (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Jorge Luiz Fortuna (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 702
Palavras-chave:  MICROBIOLOGY, TEACHING, OPTICAL MICROSCOPY
[Trabalho]



 1628-1 - THE BIOLOGICAL CONTROL OF PESTS USING ENTOMOPATHOGENIC FUNGI:ELABORATION OF A BOOKLET WITH STUDENTS OF THE 7TH YEAR OF FUNDAMENTALEDUCATION
Lyvia Barreto Santos (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; David Farias Silva (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Mônica Sabrina Silva do Santos (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Rafaella Gregório de Souza (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Vanessa Mendes da Silva (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Clesiane da Rocha Gomes (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Maria Claudenice dos Santos (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Maria Liliane Vicente Santos (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Valdenia Tavares da Silva (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED) ; Ana Paula Almeida Portela da Silva (UFAL - FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS / CAMPUS ARAPIRACA / U E PENED)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 716
Palavras-chave:  Courseware, Mycology Teaching, Science Teaching
[Trabalho]



 65-1 - THE EDUCATOR'S GUIDE FROM THE FILM "THE AWAKENING OF A PASSION”
Taislei Cesar Matos Andrade Andrade (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ) ; Ana Lucia Pereira dos Santos Santos (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ) ; Danemare Santos do Espirito Santo Santo (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ) ; Yuri Rafael Francisco da Silva Silva (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ) ; Marcelo Diniz Monteiro de Barros Barros (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais )
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 686
Palavras-chave:  Cholera, Learning, Teaching materials, Education
[Trabalho]



 1574-1 - THE IMPACT OF ACTIVE METHODOLOGIES IN THE AWARENESS OF DENTAL STUDENTS ON THEIR ROLE IN COMBATING STIS
Alicia Moraes Tamais (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Alisson Pinto de Almeida (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Quézia Moura da Silva (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Robson Francisco de Souza (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP) ; Rita de Cassia Cafe Ferreira (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas - USP)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 710
Palavras-chave:  Active Learning, Gonorrhoea, Odontology, STIs, Syphilis
[Trabalho]



 533-1 - THE POTENTIAL OF THE EDUCATIONAL GAME "BATTLE OF MICROBES" AS A STRATEGY FOR SCIENTIFIC LITERACY AT THE SCIENCE AND LIFE MUSEUM IN DUQUE DE CAXIAS, RIO DE JANEIRO
Sidcley de Lyra (FIOCRUZ/COC - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CASA OSWALDO CRUZ) ; Fernanda Abreu (UFRJ/IMPPG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, INSTITUTO DE MICROBI) ; Mônica Dahmouche (MCV - MUSEU CIÊNCIA E VIDA )
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 694
Palavras-chave:  Game of microbiology, educational material, games, Scientific literacy, science museum
[Trabalho]



 262-1 - THE ROLE OF HANDS-ON ACTIVITY IN THE CONSOLIDATION OF LONG-TERM MEMORY
Terimar Ruoso Moresco (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Letícia Rodrigues Ferreira (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Caroline Freitas Ochôa (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Liliana Fontana (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; João Batista Teixeira da Rocha (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 695
Palavras-chave:  hands-onactivities, memory, knowledge , learning long-term
[Trabalho]



 791-1 - THE SCHOOL OF THE FIELD AND THE TEACHING OF MICROBIOLOGY
Glória Maria Pinto Coelho (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco) ; Jéssica Ingrid dos Santos Moura (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco) ; Renata de Farias Silva Souza (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco) ; Mateus Matiuzzi da Costa (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 696
Palavras-chave:  Didactic strategies, Education, Knowledge microbiological
[Trabalho]



 1476-1 - THE TEACHING OF MICROBIOLOGY THROUGH EXPERIMENTS: AN APPROACHING BETWEEN PRACTICE AND THEORY
Romildo Dias (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Paula Jordana (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Rafhaella Albuquerque (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Bruno Eduardo (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Luiz Carlos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Higo Jose (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Aline Queiroz (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Alysson Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 700
Palavras-chave:  Experimental activities, Microbiology education, Environmental microbiology
[Trabalho]



 1182-1 - THE USE OF KAHOOT AS A TOOL FOR SCHOOL MICROBIOLOGY APPROACH
Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Tatiana Farias Oliveira (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Romildo Dias de Melo Neto (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Isa Carolina Gomes Felix (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Alyne Barbosa Brito (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Brenda Emily Dias Tavares (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Lucas de Almeida Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; João Victor Magalhães Roque Lima (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Aline Cavalcante Queiroz (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca) ; Alysson Wagner Fernandes Duarte (UFAL - Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 721
Palavras-chave:  Basic education, Educational games, Gamification, Laboratory classes
[Trabalho]



 109-1 - UBIQUITY AND DIVERSITY OF MICRORGANISMS WORK IN THE HIGHER EDUCATION PRACTICES
Celia Gomes de Siqueira (UFS - Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana) ; Misleide dos Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana) ; Tayná Menezes Lima (UFS - Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 704
Palavras-chave:  prokaryotes, ubiquity, diversity, classroom practices
[Trabalho]



 794-1 - USE OF LAB COAT IN LABORATORIES OF PRACTICAL CLASSES THROUGH A COMIC BOOKS HISTORY
Danielle Barros Silva Fortuna (UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia ) ; Lorrane Rocha da Silva (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Jessica de Souza Santana (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Érica dos Anjos Almeida (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Estevão Ferraz Borel (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Jorge Luiz Fortuna (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 697
Palavras-chave:  Biosafety, Fanzine, Lab Coat, Science Teaching, Comics
[Trabalho]



 1197-1 - USE OF MICROBIOLOGY MULTIMEDIA AND TEACHING MATERIALS FOR SECONDARY STUDENTS IN SCHOOLS OF BELÉM CITY, PARÁ STATE, BRAZIL
Carolyne Cristina Macedo Abadessa (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Luciane Cavalcante das Neves Neves (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Leonaldo de Carvalho Brandão (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Viviane Silva Gonçalves (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Suzy Danielle Barbosa Pacheco (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Solange do Perpétuo Socorro Evangelista Costa (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Vânia Nakauth de Azevedo (UFPA - Universidade Federal do Pará ) ; Karla Tereza Silva Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará )
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 707
Palavras-chave:  Microbiology., Teaching., Health., Environment.
[Trabalho]



 879-1 - WORKSHOP STOP MOTION: UMA EXPERIÊNCIA EM ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA FUTUROS PROFESSORES
Afonso Santos de Souza (IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AM) ; Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena (IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AM)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Novas ferramentas de ensino de microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 720
Palavras-chave:  ensino de microbiologia, métodos de ensino, técnica de stop motion
[Trabalho]



 481-1 - “MICROBIAL STAMP”: AN EXPERIENCE REPORT ON MICROBIOLOGY PRACTICES IN SCHOOL WITH STUDENTS FROM THE 4TH GRADE
Isa Carolina Gomes Felix (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Alyne Barbosa Brito (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Romildo Dias de Melo Neto (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Brenda Emily Dias Tavares (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Tatiana Farias de Oliveira (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Lucas de Almeida Silva (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; João Victor Magalhães Roque Lima (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Aline Cavalcanti de Queiroz (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL) ; Alysson Wagner Fernandes Duarte (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA, AL)
   
Área: Ensino
Sub-Área: Estratégias de ensino em microbiologia
Data de Apresentação: 08/10/2019
Painel Número: 712
Palavras-chave:  Microbiology education, children education, hand hygiene
[Trabalho]