25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2577-2


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE MICOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ELABORAÇÃO DECARTILHA LÚDICO-EDUCATIVA

Emilyn Costa Conceição (UFPA); Tarcymara Barata Garcia (UFPA); Larisse Regina de Souza Castro (UFPA); Amintas Lopes da Silva Júnior (UFPA); Sheila Santos Dias (UEPA); Karla Valéria Batista Lima (UEPA); Antonio Hernández Gutiérrez (UFPA)

Resumo

Introdução: O estudo sobre os fungos é de elevada importância, visto que estão presentes em nosso cotidiano nas mais diversas formas e lugares. Porém, o conhecimento sobre esses microrganismos tem sido de pouca relevância nos livros didáticos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o conteúdo de micologia presente nos livros didáticos do ensino fundamental e elaborar uma cartilha lúdico-educativa.  Material e Métodos: Analisou-se o conteúdo de micologia presente nos textos, nas ilustrações e nas atividades propostas, em livros didáticos da 6ª série, avaliando-se os conceitos, a contextualização e a estética, servindo para a elaboração de uma cartilha complementar Foram analisados 12 livros editados no período de 2005 a 2009. Resultados e Discussão: Constatou-se que poucos livros didáticos apresentam erros conceituais e desatualidades (16,7%). Quanto à contextualização 91,7% dos livros didáticos apresentaram pouco enfoque na linguagem regional e aos aspectos culturais que representam a realidade local. Em 50% dos livros observou-se a despreocupação com a elaboração das imagens, que além de estimulantes podem facilitar a aprendizagem, e não estão relacionados a uma escala em tamanho real. Jogos educativos e sugestões de experimentos didáticos simples são pouco encontrados nos livros (30%). Conclusão: Os resultados demonstram que o conteúdo de micologia não é abordado de modo satisfatório a facilitar o aprendizado, bem como não enfatiza a importância de desses microrganismos. Diante dos resultados obtidos confeccionou-se uma cartilha lúdico-educativa, sugerida como complemento ao conteúdo de micologia e como ferramenta avaliativa e interativa para divulgar a importância do estudo dos fungos nas escolas. Considerando-se as carências textuais encontradas nos livros analisados, a cartilha elaborada contém histórias em quadrinhos, cruzadinha, caça-palavras, curiosidades, técnicas de experimentos simples, entre outras atividades para enriquecer o conteúdo em questão.


Palavras-chave:  ensino de micologia, cartilha lúdico-educativa, ensino fundamental