25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2577-1


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

CONFIRMAÇÃO MOLECULAR POR PCR IS6110 DAS BACILOSCOPIAS PARA DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ

Emilyn Costa Conceição (IEC); Michele Lima de Brito (IEC); Ismari Perini Furlaneto (IEC); George Leandro Ferreira Lima (LACEN-Pa); Ana Roberta Fusco da Costa (IEC); Renée de Nazaré Oliveira da Silva (IEC); Alejandro Ferraz do Prado (IEC); Karla Valéria Batista Lima (IEC)

Resumo

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa, curável, causada por micobactérias pertencentes ao Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB), porém micobactérias não causadoras de tuberculose (MNT) também estão associadas  infeçcões pulmonares indistinguíveis clinicamente ou por análise microscópica. No estado do Pará foram identificados 106 casos de infecção pulmonar por MNT no período de Janeiro/ 1999 a  Dezembro/ 2008. Em média os indivíduos acometidos foram tratados por 11 meses utilizando os esquemas I e IR para tuberculose, antes da confirmação de MNT. Diante do exposto, propomos avaliar as baciloscopias positivas para confirmação da tuberculose por amplificação do IS6110 específico para o CMTB. Material e Métodos: Foram confeccionadas 2.191 lâminas (1.963 para diagnóstico e 228 para controle), correspondentes a 1.214 indivíduos, atendidos no período de outubro/2007 a março/2008, destas, 113 lâminas obtiveram baciloscopia positiva para BAAR confirmadas pelo Laboratório Central do Pará (LACEN-PA). A extração dos ácidos nucléicos foi realizada após remoção do escarro das lâminas coradas pelo método de Ziehl-Neelsen, seguida por lise química com proteinase K e purificação do DNA por precipitação com etanol. Todas as amostras foram submetidas à PCR para amplificação de um fragmento de 123pb do IS6110. Os resultados da PCR foram avaliados após eletroforese em gel de agarose a 2% e registrados com o auxílio do sistema de fotodocumentação. Resultados e Discussão: As 113 lâminas com baciloscopia positiva para BAAR foram provenientes de 55 indivíduos. Os procedimentos laboratoriais foram realizados para todas as lâminas, no entanto, os dados são apresentados para cada caso. Confirmou-se a presença de M. tuberculosis por amplificação do fragmento de 123pb do IS6110 em 55 (100%) amostras.  Conclusão: Houve concordância entre dados de BAAR e PCR em 100% dos casos, no entanto, é necessário aumentar a amostragem para garantir a maior precisão aos dados e busca da real ocorrência de infecções pulmonares por MNT em Ananindeua.


Palavras-chave:  tuberculose, diagnóstico molecular, Ananindeua, baciloscopia, IS6110