25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2501-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

SELEÇÃO DE ACTINOMICETOS COM POTENCIAL PRODUTIVO DE INULINASE E CELULASE DE SOLO E RESÍDUO DE SISAL (AGAVE SISALANA PERRINE)

Dayse Batista dos Santos (UFRB); Aline Simões da Rocha Bispo (UFRB); Itamar Mendes de Souza Filho (UFRB); Rodrigo Pires do Nascimento (UFRB); Marcia Luciana Cazetta (UFRB)

Resumo

O estudo das comunidades microbianas tem sido de grande importância para encontrar novas fontes na produção de antibióticos e enzimas de interesse industrial. Dentre as comunidades microbianas mais significativas presentes em solos, sedimentos e resíduos lignocelulósicos, destacam-se as actinobácterias e os fungos, que englobam vários gêneros com diferentes características morfofisiológicas. Os isolamentos foram realizados nos municípios de Tiquara, Ourolândia, Laje do Batata, Araci, no estado da Bahia. Para testar a viabilidade dos microrganismos quanto à produção de inulinase foram realizados plaqueamentos utilizando-se meios de cultura cuja fonte de carbono foi a inulina a 1%. As placas de petri foram incubadas a 30ºC por 4 dias. Os resultados foram considerados positivos quando os microrganismo apresentaram crescimento na placa, indicando a produção de inulinase. Para isolar microrganismos produtores de celulase, foram realizados plaqueamentos utilizando-se meios de cultura cuja fonte de carbono foi a carboximetilcelulose a 1%. As placas de Petri foram incubadas a 30ºC por 12 dias. A degradação da celulose pode ser observada apóa adição de solução de Vermelho Congo 1% (p/v) na placa por 15 minuyos, sendo lavada com solução salina 1M sucessivas vezes até a remoção do excesso de corante e vizualização das zonas de hidrólise circunscrevendo a colônia. Dos 155 microrganismos isolados, 22 foram capazes de crescer em meio de cultivo com inulina como única fonte de carbono e 97 foram positivas para celulase. No entanto, para os estudos de produção de inulinase e celulase por processo fermentativo, foram selecionadas 2 estirpes mais promissoras, para inulinase, o denominado BP71, devido ao maior crescimento de sua colônias nas placas de Petri em comparação com outros isolados. Para a celulase, foi escolhida a estirpe ARA-01, devido ao maior halo de hifrólise formado em volta das colônias. O presente estudo pode ser útil no aproveitamento de resíduos lignocelulósicos para produção de enzimas e outros processos de importância biotecnológica. As estirpes BP 71 e ARA-01 apresentaram valores de atividade de inulinase e celulase superiores a outras estirpes testadas e serão utilizadas em processos fermentativos para estudo da produção dessas enzimas de interesse industrial.


Palavras-chave:  Actinomicetos, Biotecnologia, Enzimas, Sisal