25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2488-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE MICROBIANA ASSOCIADA A RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO PELA ANÁLISE DO DNAR 16S

Nelma Regina Segnini Bossolan Bossolan (IFSC-USP); Julia Mara Martins Martins (IFSC-USP); Antonia Garcia Torres Volpon Volpon (CENPES-PETROBRAS); Renata Casella Souza Souza (CENPES-PETROBRAS)

Resumo

A análise da comunidade microbiana associada a reservatórios de petróleo tem sido baseada em métodos moleculares, em conjunto com os métodos dependentes de cultivo, para a compreensão de sua composição e dinâmica. Um dos métodos moleculares inclui o seqüenciamento de fragmentos de DNAr 16S extraídos e amplificados a partir da amostra ambiental, com posterior pesquisa nos banco de dados disponíveis e análise filogenética das seqüências obtidas.

 O presente trabalho teve como objetivo a caracterização da comunidade microbiana aplicando-se esse método, analisando-se amostras do fluido de produção (água/óleo) de um reservatório de petróleo terrestre da região nordeste do Brasil.

O DNA total obtido a partir das amostras foi amplificado por PCR tendo como alvo o fragmento de  DNAr 16S utilizando-se pares de primers específicos para os domínios Archaea (21f e 1041r) e Eubacteria (27f e 1492r). As seqüências obtidas foram analisadas no programa CodonCode Aligner e submetidas a um banco de dados utilizando o programa BLAST (Basic Local Alignment Search Tool) para uma análise preliminar de identificação do microrganismo mais semelhante.

Das seqüências analisadas, foram detectados 7 gêneros (Methanothermococcus, Marinobacterium, Maritimibacter, Thioclava, Paracoccus, Methanosaeta, Parvibaculum), 4 espécies (Methanococcus maripaludis, M. thermolithotrophicus, Marinobacterium litorale, Aquaspirillum itersonii subsp. nipponicum) e 3 bactérias não cultiváveis. O gênero Methanothermococcus foi o único a estar presente em todas as amostras. A maioria dos gêneros detectados corresponde a microrganismos que podem fazer parte da microbiota de ambientes extremos (alta temperatura e/ou salinos) como é o caso do ambiente amostrado. Em uma próxima etapa do trabalho esses dados serão confrontados com (a) as análises de seqüenciamentos feitas a partir de bandas geradas pela técnica de DGGE e (b) os resultados obtidos a partir do cultivo seletivo de alguns grupos microbianos (bactérias redutoras de sulfato, redutoras de ferro, redutoras de nitrogênio, arqueas metanogênicas, totais).


Palavras-chave:  bactérias termofílicas, DNAr 16S, Methanothermococcus, petróleo, reservatório