25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2460-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MICRODILUIÇÃO EM CALDO E ETEST NA DETERMINAÇÃO DA MIC DE VANCOMICINA PARA STAPHYLOCOCCUS SP. COAGULASE-NEGATIVA RESISTENTES A METICILINA.

Rodrigo Minuto Paiva (HCPA); Alice Beatriz Mombach Pinheiro Machado (HCPA); Denise Pires Machado (HCPA); Alexandre Zavascki (HCPA); Afonso Luis Barth (HCPA)

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos sobre o uso de vancomicina em pacientes com bacteremia por Staphylococcus aureus resistentes a meticilina têm demonstrado falha terapêutica, apesar dos valores de concentração inibitória mínima (MIC) estarem £2mg/mL (suscetível a vancomicina), conforme o Clinical and Laboratory Standard Institute (CLSI). Este fato contribuiu para o fim do uso do teste de disco difusão em favor do uso de MIC para vancomicina em Staphylococcus sp. A técnica padrão-ouro para determinação da MIC é a microdiluição em caldo (MD), todavia a maioria dos laboratórios clínicos utiliza métodos alternativos como o Etest. Estudos têm demonstrado que existe diferença de uma ou duas diluições nos valores de MIC obtidos entre a técnica de MD e Etest. Esta diferença é preocupante, quando os valores de MIC encontram-se na faixa de 1,5-2,0mg/mL, onde há relatos de falha terapêutica. Sendo assim, é necessário comparar o desempenho destas duas técnicas, visto que diferenças entre uma ou duas diluições nos valores de MIC pode resultar em erro de interpretação. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisadas 46 amostras de Staphylococcus sp. coagulase-negativa resistentes a meticilina isolados de pacientes com bacteremia internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Todos os isolados foram submetidos à determinação da MIC por MD e Etest, utilizando a cepa S. aureus ATCC 29513 como controle de qualidade da técnica. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Das 46 amostras analisadas por Etest, 63,0% (n=29) apresentaram MIC=1,0mg/mL, 30,4% (14) MIC=0,5mg/mL, 4,4% (2) MIC=1,5mg/mL e 2,2% (1) MIC≤0,12mg/mL. Os resultados por MD foram 50,0% (23) MIC=1,5mg/mL, 21,7% (10) MIC=2,0mg/mL, 15,2% (7) MIC=1,0mg/mL, 6,5% (3) MIC=0,75mg/mL, 4,4% (2) MIC=0,5mg/mL e 2,2% (1) MIC=3,0mg/mL. Os valores de MIC da vancomicina através do Etest apresentaram uma diluição mais alta do que os resultados obtidos com MD. Através do Etest, 71,7% das amostras apresentaram MIC’s de 1,5 e 2,0, ao passo que por MD somente 4,4% apresentaram MIC’s de 1,5 e nenhum valor de MIC=2mg/mL. CONCLUSÃO: A metodologia do Etest apresentou valores de MIC sempre superiores a metodologia da MD, logo seu uso no laboratório deve ser feito de forma muito criteriosa.


Palavras-chave:  microdiluição em caldo, Etest, vancomicina, Staphylococcus sp. coagulase-negativa