25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2423-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

SELEÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS PARA PRODUÇÃO DE XILANASE A PARTIR DE CULTIVO NO ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO POLPA CÍTRICA COMO SUBSTRATO

Diego Dias da Silva (UFRPE); Gustavo Alves do Nascimento (UFRPE); Milena Fernandes da Silva (UFRPE); Sheylla Araújo da Silva (UFRPE); Laura Trajano da Silva (UFRPE); Cristina Maria Souza-motta (UFPE); Tatiana Souza Porto (UFRPE); Carlos Ricardo Soccol (UFPR); Michele Rigon Spier (UFPR); Ana Lúcia Figueiredo Porto (UFRPE)

Resumo

A enzima xilanase desperta interesse devido ao seu potencial de aplicação industrial, principalmente, nas indústrias de polpa e papel, com expansão no setor de alimentos e em rações animais. A fermentação no estado sólido é um método atrativo para produção de xilanase a partir de fungos filamentosos, uma vez que esse método pode empregar resíduos agrícolas, minimizando o impacto ambiental; além de contribuir na alta produtividade por volume de reação. O objetivo do presente trabalho foi selecionar fungos filamentosos produtores de xilanase, utilizando como substrato polpa cítrica em cultivo em estado sólido. Para a seleção foram utilizados fungos filamentosos dos gêneros Absidia, Rhizomucor, Aspergillus, Eurothium e Alternaria. O pré-inóculo foi crescido em tubos de ensaio contendo meio BDA e tween 80 a 0,1 % durante 7 dias de cultivo em estufa a 30 °C. A fermentação no estado sólido foi conduzida em frasco Erlenmeyer 250 mL contendo 15 g de polpa cítrica, 1% da suspensão dos esporos, durante 7 dias de crescimento em estufa a 30 °C. A enzima foi extraída por meio de maceração do fermentado produzido em tampão citrato (pH 5, 10 mM). Em seguida, o extrato bruto obtido foi utilizado para análise da atividade enzimática; determinada de acordo com a quantidade de xilana degradada em unidades de xilose e quantificada pelo método de ácido dinitrossalicílico (DNS). A atividade xilanásica foi calculada com base na velocidade inicial, através da determinação do número de unidades de xilose produzidas por minuto de reação. Diante dos resultados obtidos, o fungo filamentoso Absidia blakesluana foi o que apresentou a maior produção de xilanase com uma atividade específica 1422,69 U/gbs a 96h de cultivo, seguido pelo mesmo microrganismo com uma atividade específica 961,21 U/gbs a 72h de cultivo. Com isso, foi possível observar que o tempo de cultivo influenciou proporcionalmente na produção de xilanase. Estes dados demonstram o potencial de aplicação biotecnológico do Absidia blakesluana selecionado em produzir xilanase a partir de resíduo agroindustrial, apresentando, portanto, vantagem na redução dos custos de produção da enzima.


Palavras-chave:  fermentação, produção, xilanase