25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2412-3


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

INFECÇÃO DE CORRENTE CIRCULATÓRIA POR YERSINIA ENTEROCOLITICA.

Laura Lúcia Cogo (UFPR); Keite da Silva Nogueira (UFPR); Gislene Maria Botão Kussen (UFPR); Cristina Leise Bastos Monteiro (UFPR); Marcia Regina Beux (UFPR); Fernando Carlos Bortolozzi Filho (UFPR); Libera Maria Dalla Costa (UFPR)

Resumo

Introdução: Yersinia enterocolitica é um bacilo gram-negativo pertencente à família Enterobacteriaceae encontrado amplamente distribuído na natureza, em lagos e em reservatórios de água. Apesar de ser considerado um patógeno clássico, no Brasil não é isolado com freqüência em amostras clínicas. No mês de setembro de 2008, foi isolado Y. enterocolitica na hemocultura de um paciente lactente, atendido no pronto atendimento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

 

Materiais e Métodos: Foi coletado 01 ml de sangue do paciente e transferido para um frasco de hemocultura automatizado do tipo BacT-Alert® pediátrico. Após detecção do crescimento bacteriano, o caldo foi subcultivado em ágar chocolate, o qual foi incubado a 37°C, em tensão de CO2, durante 24 horas para obtenção de colônias isoladas. A bactéria foi caracterizada bioquimicamente através dos sistemas automatizados Walkaway® (Siemens) e Vitek® (bioMérieux), além de serem realizadas provas bioquímicas complementares. O isolado também foi encaminhado para laboratório de referência, confirmando a identificação.

 

Discussão dos resultados: Por ser Y. enterocolitica incomum como agente causador de bacteremia, outros dados foram avaliados. O histórico do paciente revelou que a família apresentava baixa condição sócio-econômica, era moradora da região metropolitana de Curitiba e não possuía acesso à água potável em sua residência. O diagnóstico clínico do paciente associado ao isolamento de Y. enterocolitica foram compatíveis com a condição sanitária familiar, reforçando que uma das principais fontes de contaminação por este microrganismo é a via oral.

 

Conclusão: Neste trabalho destacou-se a importância do conhecimento dos dados clínicos e epidemiológicos no diagnóstico microbiológico, alertando que o laboratório de Microbiologia deve estar preparado para identificação de patógenos pouco usuais na prática clínica.


Palavras-chave:  bateremia, hemocultura, Y. enterocolitica