25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2392-2


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

BIOLIXIVIAÇÃO DE MINERAIS DE MANGANÊS POR BACTÉRIA REDUTORAS DE MANGANÊS (BRM) MESÓFILAS EM SISTEMA BATELADA

Leonardo Paiva Barbosa (UFOP); Camino García Balboa (UCM); M. Luisa Blázquez Izquierdo (UCM); Felisa González González (UCM); Jesús A. Muñoz Sánchez (UCM); Antonio Ballester Pérez (UCM)

Resumo

As bactérias redutoras de manganês (BRM) constituem um grupo de microrganismos fundamentais no ciclo natural do manganês e carbono em áreas alagadas e sedimentares.

A compreensão dos mecanismos biológicos de redução de manganês pode favorecer os processos industriais de extração deste metal. A lixiviação biológica de minerais com baixo teor de manganês é uma estratégia que pode se apresentar economicamente viável e menos impactante ao ambiente. Neste processo, íons metálicos são extraídos de uma matriz mineral pela ação direta ou indireta de microrganismos. Os objetivos deste trabalho foram cultivar microrganismos redutores de manganês em sistema batelada e avaliar a cinética de biolixiviação de manganês de minerais sintéticos (pirolusita e birnesita) por duas culturas mistas e uma cultura pura de BRM. Amostras foram cultivadas em meio líquido Postgate C sem sulfato ferroso, em pH 7,0, a temperatura de 300 C, em condição anóxica e estática. O manganês foi adicionado aos meios de cultivo como aceptores de elétrons na forma de MnO2 nas fases de pirolusita e birnesita. A concentração de Mn (IV) no meio era de 15 mmol. O pH e o potencial redox foram acompanhados periodicamente. Os microrganismos estudados cultivados em meio Postgate C foram capazes de reduzir manganês mineral. Houve formação de rodocrosita (MnCO3) ao longo do período de estudo. As culturas bacterianas estudadas foram capazes de remover aproximadamente 60% de manganês do meio quando cultivadas com pirolusita e 80% quando em presença de birnesita. Há uma variação na eficiência de remoção e na taxa de biolixiviação de manganês pelas culturas bacterianas estudadas. A estrutura cristalina dos minerais foi outro fator fundamental nos processo de biolixiviação. Minerais altamente cristalinos dificultam a ação dos microrganismos inviabilizando os processos de lixiviação. As condições de pH e Eh do meio são fundamentais para os processos de lixiviação. Condições alcalinas favorecem a precipitação de Mn (II) dissolvido como rodocrosita. Análises de microscopia eletrônica de varredura revelaram a diversidade morfológica e interação das culturas bacterianas com os minerais pirolusita e birnesita. A interação bactéria-mineral disponibiliza informações importantes no entendimento do papel biológico desses microrganismos no ambiente natural e nos processos antrópicos de extração de manganês.


Palavras-chave:  Bactérias redutoras de manganês, Biolixiviação, Batelada, Pirolusita, Birnesita