25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2329-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

  GENOTIPAGEM DE ISOLADOS DE MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS DE PACIENTES DO RIO DE JANEIRO COM O INTUITO DE MELHOR DEFINIR A ORIGEM E COMPORTAMENTO DOS ISOLADOS COM UMA DELEÇÃO DE TAMANHO INÉDITA

Milena Virginio (fiocruz); Luis Lazzarini Oliveira (UFRJ); Harrison Gomes (fiocruz); Atina Ribeiro (fiocruz); Maraníbia Oelemann (fiocruz); Neio Boechat (UFRJ); Fernanda Mello (UFRJ); Philip Suffys (fiocruz); José Roberto Lapa (UFRJ)

Resumo

INTRODUÇÃO: A Tuberculose é uma doença infecciosa, de caráter agudo ou crônico. No Brasil, aproximadamente 100.000 novos casos de TB são notificados por ano. É uma enfermidade altamente prevalente e dentre as doenças infecciosas, é a principal causa de óbitos. Métodos de genotipagem são descritos para avaliar a diferenciação de cepas dos membros do complexo M. tuberculosis, tais como MIRU-VNTR que detecta o polimorfismo no número de cópias das repetições presente em 12 loci variáveis e Spoligotyping, uma técnica de hibridação reversa baseada em PCR que tem como alvo a diversidade do locus DR (direct repeat). Em um estudo realizado na cidade do Rio de Janeiro, nosso grupo recentemente descobriu uma nova família de M. tuberculosis designada como RDRio caracterizada pela presença de deleção cromossômica característica de >26.3 Kb. Estas cepas pertencem ao PGG2 e são provenientes de um ancestral comum pertencentes à família LAM no Spoligotyping e apresentam um perfil particular de MIRU-VNTR. Esta linhagem é predominante causa de Tuberculose no Rio de Janeiro e também é observada em outros continentes e a infecção com cepas RDRio podem ser a causa da forma mais severa desta doença. OBJETIVOS: Genotipagem de cepas de Mtb com e sem a deleção RDRio através da metodologia de MIRU-VNTR e Spoligotyping. METODOLOGIA: 121 isolados clínicos de Mtb provenientes do HUCFF-UFRJ foram analisadas pelo método de MIRU-VNTR e Spoligotyping. RESULTADOS: Dos 121 isolados analisados por MIRU-VNTR, 39 apresentaram um perfil típico para as amostras RDRio na qual tiveram um padrão 2-2-2-1-1 respectivamente para os MIRUs 2, 4, 20, 24 e 40. O MIRU 24 foi o menos polimórfico e o MIRU 40 foi o mais polimórfico. De acordo com o Spoligotyping, todos as amostras com o perfil RDRio perteceram à família LAM. CONCLUSÃO: O estudo foi de grande importância para identificação de um genótipo causador da forma mais virulenta da Tuberculose através de metódos de genotipagem molecular e além disso permitir identificar os aspectos clínicos, epidemiológicos e fenotípicos.


Palavras-chave:  MIRU-VNTR, Spoligotyping, mycobacterium tuberculosis