25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2320-3


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

SELEÇÃO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DA ETAPA DE EXTRAÇÃO DAS ENZIMAS ENDOGLUCANASES PRODUZIDAS PELO FUNGO ASPERGILLUS NIGER (F12 - RJ) POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

Rosangela Donizete Perpetua Buzon Pirota (UFSCar); Priscila da Silva Delabona (UFSCar); Cristiane Sanches Farinas (Embrapa/cnpdia)

Resumo

A celulose é o componente mais abundante dos materiais lignocelulósicos. Portanto, a hidrólise da celulose a glicose vem a ser um importante passo voltado para a produção de etanol celulósico, sendo que as celulases são as enzimas primariamente utilizadas no processo de hidrólise enzimática. Estudos com o propósito de melhorar a eficiência destas enzimas é fundamental para garantir a viabilidade econômica da aplicação da rota enzimática na produção de etanol celulósico. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo selecionar as condições operacionais da etapa de extração das endoglucanases (CMCase) produzidas pelo fungo mesofílico A. niger por fermentação em estado sólido (FES), utilizando farelo de trigo como substrato. A produção da enzima CMCase ocorreu a 32ºC por 72h. A extração do complexo enzimático foi realizada utilizando os solventes água destilada, tampão acetato 0,2M pH 4,8, tampão citrato 0,05M pH 4,8 e solução de Tween 0,1% em água destilada, e tempo de agitação de 10, 30 e 60  minutos. Após ter sido definido o solvente e o tempo de extração, foram realizados experimentos usando a metodologia de planejamento fatorial para avaliar a influência das variáveis: razão M:V (1:3, 1:6 e 1:9), rotação (80, 120 e 160 rpm) e temperatura de agitação (10, 22 e 35ºC). Os resultados mostraram que todos os solventes tiveram resultados semelhantes para a extração do complexo enzimático bruto, porém a maior produção de CMCase pelo fungo A. niger (36,6U/g) foi observada utilizando como solvente o tampão acetato de sódio 0,2M pH 4,8, e tempo de agitação de 10 minutos. A análise estatística indicou que apenas a razão M:V teve influência sobre a quantidade de enzima extraída, sendo a razão 1: 9 a melhor. A partir dos resultados obtidos pode se concluir que a melhor condição de extração da enzima CMCase, foi obtida utilizando o solvente acetato de sódio 0,2M pH4,8 e 10 minutos de agitação na razão M:V de 9. A temperatura e a rotação dentro da faixa estudada não foram significativas. Tal estudo possibilitou incrementos de 79% na extração das endoglucanases, indicando a importância da seleção dos parâmetros operacionais.


Palavras-chave:  Aspergillus niger, celulases, endoglucanases, farelo de trigo, fermentação em estado sólido