25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2247-2


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

ISOLAMENTO DE AGENTES ENVOLVIDOS NA MASTITE BOVINA, PERFIL DE SENSIBILDADE E RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAUO

Adriana Antônia Cruz Furini (UNIRP); Halim Atique Netto (UNIRP); Cleide Silveira Momesso (UNIRP); Tabata Salum Calille Atique (UNIRP)

Resumo

INTRODUÇÃO

A etiologia multifatorial da mastite dificulta o controle da doença e acarreta no uso indiscriminado de antibióticos que podem influenciar na qualidade do leite, favorecer o desenvolvimento de cepas patogênicas multiresistentes, gerarem prejuízos para indústria de produtos lácteos, saúde pública e produtores.  O objetivo deste trabalho foi analisar a ocorrência de resíduos de medicamentos em leite, isolamento e identificação dos agentes etiológicos presentes no leite e avaliação da sensibilidade dos agentes aos antimicrobianos.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram examinadas 300 amostras de leite cru colhidas em fazendas. O crescimento de microrganismos foi avaliado em Ágar sangue e em Ágar Mac conkey com posterior identificação do gênero. O Teste de Sensibilidade Antimicrobiana (TSA) foi realizado pelo método de difusão em agar por discos e para presença de resíduos de antibióticos utilizou-se o teste qualitativo Copan CHATK®.

 

RESULTADOS

Quanto aos resíduos de antibióticos por análise qualitativa para beta lactâmicos, tetraciclina e sulfamidas foram encontradas 196 amostras positivas, 25 negativas e 79 positivo-negativas; os resultados positivos podem ser conseqüências da violação do período de carência e podem acarretar em reações alérgicas aos usuários do produto e dos derivados. Em 135 amostras houve crescimento de microrganismos sendo os principais agentes Staphylococcus sp em 95, leveduras em 11, Arcanobacterium sp em 5, Escherichia coli em 7  e em 13 amostras foram isolados dois agentes. Os percentuais de sensibilidade aos antimicrobianos pelo Staphylococcus sp, foram 12,38% para sulfonamidas, 74,24% para ampicilina, 80% para gentamicina e 85,71% para tetraciclina, comprovando a utilização indiscriminada das sulfonamidas.

 

CONCLUSÃO

Os programas efetivos de controle da mastite são a principal forma para redução do uso indiscriminado de antibióticos, e sua ocorrência no leite de consumo. A mastite levedural quando não diagnosticada, pode ser uma possível causa de resistência microbiana. O isolamento de vários agentes etiológicos requer a aplicação de medidas higiênico-sanitárias na ordenha e nas instalações, como controle de infecções do úbere, e o isolamento de dois ou mais microrganismos pressupõe que as culturas sejam repetidas, para evitar resultados falso-positivos.

           


Palavras-chave:  Antimicrobianos, Mastite, Resíduos